Comércio de BH amplia contratação de temporários

18 de out de 2017

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em função do tradicional aquecimento do comércio varejista no final do ano, os empresários de Belo Horizonte planejam reforçar suas equipes para garantir o bom atendimento aos clientes. Com a conjuntura econômica um pouco mais favorável, o volume de empresas que pretende contratar temporários a partir do próximo mês, apostando no crescimento das vendas, aumentou: são 16,3% contra 11,9%, em 2016.

O levantamento realizado pela entidade também mostra que, entre as lojas que contrataram em 2016 e irão repetir o ato neste ano, o total de novos postos será ampliado ou mantido para 90,5% dos entrevistados. “Esse resultado é reflexo, basicamente, da melhoria do ambiente econômico, com destaque para a inflação e os juros, e do desempenho favorável nas datas comemorativas do primeiro semestre e início do segundo. Isso, aliado aos sinais de recuperação no indicador de emprego desde abril, gera uma boa perspectiva para o Natal”, destaca o economista da Federação, Guilherme Almeida.

As principais demandas são por vendedores (50%), estoquistas/repositores (16,3%), operadores de caixa (12,8%) e auxiliares de vendas (11,6%). O segmento de livros, jornais, revistas e papelarias é o que promete abrir mais oportunidades de trabalho (35,7%) no período, seguido por tecido, vestuário e calçados (29,2%). Em sexto lugar na lista, mas com grande representatividade no volume de contratações formais do varejo, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo devem disponibilizar 9,2% das vagas temporárias.

Efetivação

Outro ponto positivo da pesquisa é que, em apenas 11,8% das empresas, a perspectiva de efetivação dos novos funcionários é nula. Já para 41,2%, as chances são altas ou muito altas. “No comércio, a mão de obra precisa ter um perfil diferenciado: ser comunicativa e se relacionar bem com o público. Se o profissional tiver esses atributos e alcançar um bom nível das vendas no final do ano, ele poderá conquistar o emprego definitivamente a partir de janeiro”, completa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2017/10/2017-Temporários.pdf ” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Acesse a íntegra da pesquisa Contratação de Temporários 2017[/mk_button][/vc_column][/vc_row]