Seis dicas para aproveitar a Black Friday

25 de out de 2017

Um dos eventos mais aguardados pelo comércio varejista está chegando. A Black Friday, como é conhecida mundialmente, é um movimento criado pelos lojistas para realizar promoções e oferecer condições especiais em produtos nas lojas físicas e on-line. A expectativa deste ano é de recorde na Black Friday brasileira, cujas vendas devem crescer 20% em comparação ao ano passado, conforme pesquisa da Google. Muitos consumidores aguardam o ano todo para fazer compras na data, que, tradicionalmente, é comemorada na última semana do mês de novembro, abrindo a temporada de vendas natalinas.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Administração do Ibmec, Eduardo Coutinho, as vendas deste ano devem aquecer o comércio de forma moderada, já que o mercado está em processo de recuperação. “Se as empresas se empenharem para realizar ofertas que favoreçam aos consumidores, cresce a chance de o comércio se aquecer”, ressalta.

Você pretende comprar na Black Friday deste ano? Então, confira abaixo algumas dicas do professor de como aproveitar as promoções e como comprar com segurança e sabedoria.

(1) Tenha um objetivo
Identifique qual produto você quer ou precisa; essa é uma ótima forma de começar uma compra. Fazendo assim, você filtra suas preferências e economiza tempo no momento das buscas.

(2) Identifique o valor regular
Procure pesquisar o valor do produto antes das promoções anunciadas. Confira se a promoção é realmente uma oferta e não “a metade do dobro do preço”.

(3) Economize
Filtre os produtos em vários sites de pesquisa e lojas físicas, dando preferência ao menor valor. Assim, você economiza tempo e, o mais importante, dinheiro.

(4) Pesquise sobre os fornecedores
Procure fazer compras com as empresas que apresentarem bom histórico e comentários positivos de consumidores. Muitos sites de busca apresentam estes dados de acordo com os produtos escolhidos e o espaço de comentários sobre a entrega.

(5) Estude as formas de pagamento
Algumas promoções possuem condições especiais para pagamento à vista, o que pode ser uma ótima opção na hora de economizar. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro no banco. Não se esqueça de se planejar!

(6) Pense no seu bolso
Caso queira comprar a prazo, veja se será possível pagar as prestações sem se endividar. Se já houver outros pagamentos previstos em seu cartão de crédito, evite novas dívidas nessas condições.