Dez dicas de produtividade no trabalho

28 de fev de 2018

O aumento da competitividade no mundo corporativo tem criado um paradoxo: as atividades no trabalho devem ser realizadas com mais rapidez e sem perdas de qualidade. Com isso, a sensação é que as demandas aumentam e o tempo para executá-las diminui. Mas, como aproveitar melhor as horas disponíveis?

Diversos estudos demonstram que cada pessoa tem um momento de maior produtividade ao longo do dia. Há quem consiga ser criativo e render mais no período da manhã, outros à noite. Essas pesquisas embasaram, inclusive, o desenvolvimento de métodos como Don’t Break the Chain (Não quebre a corrente) e Get Things Done (Faça as coisas), cujo foco é a organização do próprio tempo. Porém, independentemente do horário, algumas dicas práticas podem ser incorporadas à rotina para ajudar o profissional a aumentar sua produtividade.

O professor de MBA em Gestão de Projetos do Senac, Ítalo de Azeredo Coutinho, acredita que a motivação é a maior aliada na busca de um rendimento satisfatório durante o expediente. “Para a pessoa se sentir motivada, ela precisa se encontrar bem consigo e com o ambiente corporativo, promovendo um clima saudável com os colegas”, declara.

Outra palavra-chave, segundo Coutinho, é a organização. Um dia produtivo no trabalho requer uma pessoa organizada com suas demandas e focada naquilo que faz. “Navegar nas redes sociais ou até mesmo em sites de notícias nos toma tempo e nos faz perder o foco e a disciplina, gerando o sentimento de improdutividade”, avalia. Por isso, o professor sugere sempre aproveitar bem o tempo, mas sem muito rigor. “Sentiu vontade de levantar, tomar um café ou uma água? Faça isso, relaxe e volte com a sensação de mais energia e disposição”, propõe.

Se você deseja entregar mais e melhores resultados, confira dez dicas do professor para se manter produtivo:

1. Comece administrando bem o seu tempo;
2. Descubra seu horário mais produtivo e explore-o da melhor forma possível;
3. Não tente resolver todas as pendências de uma vez;
4. Seja organizado: faça uma lista de todas as tarefas por ordem de urgência ou importância;
5. Estabeleça metas de curto prazo;
6. Elimine distrações ao longo do horário de trabalho;
7. Faça pausas curtas para descansar a mente e o corpo durante o expediente;
8. Quando começar uma demanda, dedique-se a ela até o fim;
9. Planeje o seu dia na noite anterior;
10. E mantenha-se saudável: faça atividade física, alimente-se e durma bem.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?