Cadastur promete desburocratizar setor de turismo

3 de abr de 2018

Para oferecer mais segurança aos turistas e maior agilidade na regularização dos empreendimentos turísticos junto à Receita Federal do Brasil (RFB), o Ministério do Turismo (MTur) lançou o novo formato do Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Com a versão 3.0, todo o procedimento burocrático das empresas do setor será realizado de maneira eletrônica e interligado com o banco de dados da RFB.

Lançado recentemente nas cinco regiões do país, o uso do Cadastur 3.0 é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias de turismo, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas. Já para restaurantes e cafeterias, parques aquáticos, locadoras de veículos, prestadores de serviços especializados, casas de espetáculos, empreendimentos náuticos e de apoio à infraestrutura de eventos o uso da ferramenta é opcional.

De acordo com a analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, o cadastro dessas empresas vem acompanhado de benefícios aos empresários. “Quem adere ao Cadastur tem acesso a financiamento em bancos oficiais, pode participar de cursos de qualificação e concorrer em licitações públicas, além de melhorar a visibilidade do seu negócio”, declara.

Para os consumidores, a ferramenta proporciona mais segurança e transparência. “O turista fica mais seguro na hora de contratar qualquer serviço, uma vez que poderá verificar se a empresa é cadastrada e se ela segue os princípios de qualidade exigidos pelo MTur”, finaliza Soares.

O setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG possui uma assessoria especializada para tirar dúvidas e orientar sobre o cadastro na ferramenta. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail turismo@fecomerciomg.org.br ou pelo telefone (31) 3270-3466.