Percentual de endividados recua em BH

11 de maio de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O percentual de endividados em Belo Horizonte recuou em abril, atingindo 62,3% da população, contra os 62,7%, apurados em março. Esse é o menor patamar, em 2018, do indicador, que retrata o comprometimento da renda com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito e de lojas e cheques pré-datados. No mesmo mês de 2017, o índice estava em 69,3%. O resultado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o economista da Federação, Guilherme Almeida, a redução do endividamento é natural nos primeiros meses do ano, uma vez que o pico de consumo costuma acontecer na época do Natal. “Além disso, a pesquisa indica uma desaceleração do consumo, em especial na aquisição de bens financiados, e queda nos compromissos financeiros adquiridos pelas famílias no momento. Embora haja melhoria nos aspectos conjunturais da economia, como o recuo da inflação, o belo-horizontino ainda mantém certa cautela para consumir”, avalia.

Ele acrescenta que a instabilidade no mercado de trabalho contribui para esse cenário, principalmente para o aumento da inadimplência, índice registrado pelo levantamento. De março para abril, o total de famílias com contas em atraso passou de 26,7% para 28,2%. Além disso, 11,6% dos entrevistados afirmaram que não terão condições de quitar as dívidas vencidas. “De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a taxa de desemprego terminou o primeiro trimestre em 13,1%, ainda muito elevada, e indicou avanço da informalidade. Isso se reflete nos números”, argumenta Almeida.

As dívidas das famílias continuam concentradas no cartão de crédito. Em abril, 72,7% dos compromissos financeiros envolviam essa modalidade. Na sequência, aparecem carnês (16,3%), financiamento de carro (8,7%) e financiamento de casa (6,9%). Em média, o endividamento compromete 27,5% do orçamento familiar mensal.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#1e73be” text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/05/04.2018-Peic-BH.pdf” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Leia a íntegra da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a abril/2018[/mk_button][/vc_column][/vc_row]