Belo-horizontinos compram cada vez mais pela internet

20 de jun de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O consumidor de Belo Horizonte ampliou significativamente sua presença nos sites de comércio eletrônico nos últimos três anos. De acordo com pesquisa da Fecomércio MG, apurada em maio, 61,1% das pessoas com acesso à internet fizeram compras nessa plataforma. No mesmo mês do ano passado, esse índice era de 51,9%. Em junho de 2015 o número era bem menor, já que menos da metade da população (43,1%) adquiria produtos por meio do ambiente virtual.

Para os clientes, os principais atrativos do negócio on-line são a praticidade de escolher e receber o produto em casa (44,9%) e a perspectiva de pagar menos. Neste caso, os descontos oferecidos são estímulo para 30,1%, enquanto os preços mais baixos e a possibilidade de pesquisar preços influenciam, respectivamente, 30,9% e 16,3% dos entrevistados. Aqueles que ainda não utilizam o e-commerce alegam questões culturais e de falta de informação, como o medo de fraudes/golpes (45,6%).

Em função desses resultados, o economista da Federação, Guilherme Almeida, pondera que as vendas virtuais registram desempenho positivo, porém, há ainda muito espaço para expansão. “Esse segmento, se bem trabalhado, proporciona ganhos para o empresariado. Nele existe um grande potencial de crescimento, pois mais de 84% dos consumidores da capital têm acesso à internet. No entanto, somente 25% dos empresários, conforme a pesquisa, trabalham com e-commerce por plataforma exclusiva ou pela rede de lojas”, argumenta.

Redes sociais

A presença nas redes sociais, na análise de Almeida, também deve ser explorada com mais atenção. O tema foi inserido, pela primeira vez, na pesquisa com os empresários, a fim de medir o posicionamento das corporações diante das novas tendências de mercado, como o uso comercial de Facebook, Instagram, WhatsApp, Linkedin e Twitter. “Percebemos que esses meios são utilizados, principalmente, para ações de marketing e oferta de produtos. São poucos aqueles que aproveitam a oportunidade para estreitar relacionamento, apresentar sua filosofia, oferecer apoio ao consumidor. Isso é um gap”, completa.

De acordo com o estudo da Fecomércio MG, o WhatsApp é a rede social mais utilizada pelas empresas (59,3%), seguido pelo Facebook (56,7%) e Instagram (46,7%). Cerca de 90% das lojas fazem postagens nesses canais, mesmo que, às vezes, para divulgação da marca e dos seus artigos. No entanto, somente 11% oferecem materiais de apoio ou educativos aos compradores. Ao mesmo tempo, as redes sociais influenciam a escolha de mais de 67% dos clientes com acesso à internet.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#1e73be” text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/06/05-2018-E-commerce-Emp.pdf” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Acesse a íntegra da pesquisa E-commerce – Opinião dos Empresários – Maio/2018 [/mk_button][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#1e73be” text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/06/05-2018-CE-Consumidor.pdf” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Leia o estudo completo Opinião dos Consumidores – Maio/2018 [/mk_button][/vc_column][/vc_row]