Serviços registram primeira alta no ano

15 de jun de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O setor de serviços apresentou a primeira expansão do ano, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, o volume de serviços cresceu 1%, frente a março deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento é ainda maior: 2,2%. Apesar da alta, o setor terciário ainda acumula recuos no ano (-0,6%) e no acumulado em 12 meses (-1,4%).

Na comparação com ajuste sazonal, quatro das cinco atividades contribuíram positivamente para o resultado, sendo elas: serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%), serviços prestados às famílias (1,5%), serviços relacionados aos transportes (1,2%), e outros serviços (0,7%). No sentido oposto, os serviços de informação e de comunicação recuaram 1,1%.

De acordo com o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, a alta deve ser vista com cautela, pois não representa uma certeza de recuperação. “O setor de serviços é bastante dependente do desempenho dos demais setores econômicos e, para que uma recuperação, de fato, seja observada, é preciso maior consistência na atividade econômica. O ritmo de retomada da economia está muito lento, ainda temos uma grande ociosidade presente no cenário e baixos volumes de investimento”, avalia.

Minas Gerais

O volume de serviços no Estado expandiu 0,2% no quarto mês do ano, frente a março. Na comparação com abril de 2017, a elevação foi de 1%. Assim como ocorreu no recorte nacional, no acumulado do ano (-2%) e em 12 meses (-2,1%), houve retração.

Na variação interanual, os destaques positivos são atribuídos aos serviços prestados às famílias (1,4%) e àqueles ligados aos transportes (13,2%).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#1e73be” text_color=”light” url=”https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21438-em-abril-setor-de-servicos-cresce-1-0-frente-a-marco.html” target=”_self” align=”left” fullwidth=”true” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Confira, na íntegra, a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?