Um fôlego a mais para a economia

18 de jul de 2018

O presidente da República Michel Temer assinou na segunda-feira (16/07) um decreto que autoriza a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida prevê o pagamento adiantado para o mês de agosto, como acontece desde 2006. Apenas em 2015, essa parcela foi adiada para setembro, devido ao ritmo fraco da economia e à queda da arrecadação. A medida deve injetar cerca de R$ 21 bilhões na economia do país, segundo o governo.

O decreto, publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte à sua assinatura (17/07), prevê que a primeira parcela seja paga com o salário de agosto, e corresponda a até 50% do valor da aposentadoria. A segunda parte será depositada em novembro, com o desconto do Imposto de Renda (IR), conforme previsto em lei.

A expectativa é que a medida fomente o comércio e demais setores, aquecendo a economia do país. “Os recursos da primeira parcela do 13º salário podem contribuir para dar fôlego ao setor, movimentando o varejo no terceiro trimestre, quando as vendas costumam ser fracas. Esse montante também pode ajudar na regularização de dívidas de quem possui compromissos financeiros atrasados”, avalia o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Consulta

O extrato mensal de pagamento poderá ser consultado no site Meu INSS ou nos terminais de autoatendimento dos bancos, com o extrato de pagamento dos benefícios da folha de agosto.

Foto: Marcello Casal Jr./ ABr

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?