Fecomércio MG esclarece eSocial em seminário

5 de out de 2018

Os interesses dos donos de autoescolas foram debatidos no maior evento sindical da categoria no Estado. Apoiada pela Fecomércio MG, a 14ª edição do Seminário de Gestão e Educação no Trânsito ocorreu no fim de setembro, no Sesc Venda Nova, na capital mineira. O encontro, que recebeu cerca de 250 pessoas, foi organizado pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc-MG).

Durante o evento, os participantes puderam entender melhor o perfil dos centros compartilhados, a gestão das empresas, o monitoramento das aulas e exames práticos e as mudanças na Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os presentes puderam, ainda, sanar dúvidas sobre o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e conhecer os produtos e serviços das empresas parceiras.

Na ocasião, o advogado da Fecomércio MG, Marcelo Matoso, palestrou sobre o eSocial e as mudanças profundas causadas pela nova ferramenta. “Apesar de não alterar nenhuma legislação, o sistema modifica a natureza das rotinas da empresa, exigindo mais dinamismo”, explica. Segundo Matoso, essas oportunidades de debate são fundamentais para esclarecer dúvidas, preparar o empresário para o mercado e aproximá-lo dos sindicatos.

Perfil da categoria

A prestação de informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias soma-se às diversas tarefas que muitos empresários do segmento acabam desempenhando concomitantemente. De acordo com uma pesquisa realizada este ano pelo Siprocfc-MG, com apoio da área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, 21,8% dos gestores de autoescolas também ministram aulas teóricas e 22,7% exercem a função de instrutor. Apenas 47% atuam apenas na gestão do negócio.