Inadimplência se mantém estável em Belo Horizonte

16 de jan de 2019

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O percentual de famílias com contas em atraso variou positivamente em Belo Horizonte, passando de 33,2%, em novembro, para 33,8%, em dezembro. O resultado é considerado estável, devido à margem de erro de 3,5% da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A análise retrata o comprometimento da renda com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito, lojas e cheques pré-datados, bem como a capacidade de pagamento dos consumidores.

O índice de contas em atrasado encerrou o ano passado 8,8 pontos percentuais acima do valor observado em 2017, que foi de 25%. A analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro, acredita que o fator cultural, com a ausência de um planejamento financeiro por partes das famílias, e a permanência das altas taxas de desemprego contribuíram para esse acréscimo.

O nível de endividamento dos belo-horizontinos permaneceu elevado, passando de 69,1%, em novembro, para 70,9% no mês passado. “Esse aumento do endividamento reflete o comprometimento das famílias com as compras de fim de ano, estimuladas, principalmente, pela injeção de renda do 13º salário. Entretanto, a evolução do indicador no último trimestre do ano é comum, dada a sazonalidade”, observa Elisa.

A principal modalidade de dívida continua sendo o cartão de crédito (88,8%). Em seguida aparecem os carnês (26,3%) e o financiamento de carro (22%). Outro ponto de destaque é que 53,8% dos entrevistados têm um comprometimento entre 11% e 50% da renda, enquanto outros 22,7% estão com mais da metade do orçamento mensal envolvido com dívidas relacionadas aos financiamentos, empréstimos, cartões, entre outros.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2019/01/12.2018-Peic-BH.pdf” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Acesse a íntegra da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a dezembro/2018.[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?