Liquidações de janeiro aquecem o comércio após Natal

4 de jan de 2019

Após o período de compras no Natal, o setor varejista brasileiro se mobiliza para liquidar os estoques remanescentes e movimentar o comércio com ações promocionais, tanto no ambiente virtual quanto nas lojas físicas.

O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, ressalta que essas ações são planejadas, no início de cada ano, com o objetivo de suprir uma necessidade influenciada pela sazonalidade.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois primeiros meses do ano apresentam números mais tímidos de vendas em função de grande parte da renda familiar disponível ser direcionada a outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA, despesas escolares, entre outros.

Neste cenário, apenas uma parte diminuta da renda das famílias é direcionada às compras no varejo. “As ações promocionais visam captar a atenção e a disponibilidade orçamentária dos consumidores. O momento também é uma oportunidade para o comerciante girar o estoque, pois a liquidação auxilia no ajuste de níveis de produtos à disposição, assim como reforça o caixa do estabelecimento”, conclui o economista da Federação.

Foto: ALMG/Willian Dias

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?