Verão no país terá mais viagens domésticas

11 de jan de 2019

O verão promete aquecer o setor de turismo, que, neste ano, deve superar o número de viagens domésticas realizadas em 2018. De acordo com uma estimativa do Ministério do Turismo (MTur), são aguardados 75,5 milhões de deslocamentos entre o período de dezembro passado até fevereiro de 2019. O resultado é 2% superior ao registrado no ano passado.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) também projeta uma expansão nas vendas de pacotes de viagens de 18% a 20% no mesmo período. Segundo a entidade, a proporção de vendas deve se manter semelhante ao ano passado: seis em cada dez destinos escolhidos serão nacionais, enquanto quatro em cada dez serão internacionais.

Entre os lugares mais procurados pelos brasileiros no país está o Estado de São Paulo, com 13,65 milhões de viagens ou 18% do total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 10,3% do volume de deslocamentos, e pela Bahia, com 9,5%. Santa Catarina e Minas Gerais aparecem em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 5,86 milhões e 5,3 milhões das viagens neste verão.

A vice-presidente da Abav, Magda Nassar, avalia que as oscilações na cotação do dólar têm influenciado a procura por pacotes nacionais, ao tornar incerto o custo das viagens para o exterior. “Tivemos uma instabilidade cambial no ano passado. Agora, a projeção é de que a demanda reprimida anteriormente se concretize em vendas para a alta temporada”, comenta.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, considera o incremento na procura por destinos turísticos no Brasil como um fator importante para a recuperação da economia. “O aumento do número de viagens nacionais possibilita a criação de mais oportunidades de empregos temporários, movimenta os equipamentos turísticos e melhora as vendas no comércio.”

Planejamento ganha força
Além da maior procura por destinos no próprio país, a principal operadora brasileira de viagens, a CVC, identificou nesta temporada uma mudança no comportamento do turista do Brasil. A observação, feita com base nas vendas de pacotes para este verão, é de que o consumidor voltou a programar as viagens com mais antecedência em comparação aos anos anteriores. Com isso, ele tem conseguido aproveitar melhor as promoções disponíveis no mercado.

* Com informações do MTur

Foto: Valter Campanato/ ABr

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?