Fecomércio MG promove capacitação para empresários e contadores

27 de mar de 2019

Para contribuir com a capacitação e melhorar a atuação dos empresários mineiros, a Fecomércio MG realizou, em parceria com os sindicatos, palestras com especialistas que compõem o seu corpo técnico. Nas últimas semanas, cerca de 100 empresários e contadores de Teófilo Otoni e Itabirito puderam participar de encontros conduzidos pelo Jurídico e Recursos Humanos da Federação.

O Sindicato do Comércio de Itabirito (Sincovita) recebeu a palestra sobre eSocial. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (Acei), no dia 20 de março, e ministrado pela assistente de pessoal Fernanda Gomes e o advogado do Jurídico Tributário Marcelo Matoso. Entre os vários aspectos sobre o eSocial, os especialistas esclareceram os prazos, os tipos de documentos exigidos e como cadastrar os colaboradores na nova ferramenta.

Palestra sobre eSocial esclareceu alguns pontos para o uso correto da nova ferramenta – Foto: Arquivo pessoal

Fernanda explicou que, embora o eSocial tenha ganhado destaque no início de 2018, quando entrou em vigor para um grupo restrito de empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano-calendário de 2016, ainda existem dúvidas sobre o tema. “Trata-se de um programa novo criado pelo governo que vai unificar o envio das informações pelo empregador em relação aos seus empregados, com peculiaridades que exigem cuidados para evitar penalidades e multas. Por isso, a palestra foi essencial para esclarecer questionamentos no processo e, é claro, contribuir para o conhecimento”, contou.

Já o Sindicato do Comércio de Teófilo Otoni convidou os empresários e contadores da cidade para uma palestra, no auditório dos Correios, sobre os impactos da Reforma Trabalhista, que completou em novembro um ano de vigência. O encontro, promovido no dia 20 de março, foi conduzido pela advogada do Jurídico Contencioso Lorena Assis, que debateu as dificuldades ainda existentes na rotina trabalhista e a relação empregado x empregador, além de explorar como a lei tem sido empregada.

Lorena

Na ocasião, empresários e contadores compreenderam as mudanças ocorridas na CLT – Foto: Arquivo pessoal

Lorena ressaltou a relevância do evento, diante do atual cenário trabalhista. “O encontro foi importante para o público entender as mudanças que ocorreram na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], trazendo adequações necessárias às relações trabalhistas, e consequentemente, às rotinas diárias de trabalho. Apresentei também o tema a prevalência do negociado sobre o legislado, algo que pode colaborar com a rotina das empresas”, finaliza a advogada.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?