Sistema Fecomércio MG debate circuitos turísticos

22 de mar de 2019

O compromisso de fortalecer o setor de turismo em território mineiro mobilizou o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac a participar do Encontro das Instâncias de Governança Regionais de Turismo de Minas Gerais, no dia 21 de março, no Sebrae Minas. Promovido pela Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur), o evento discutiu soluções para o futuro do setor no Estado.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, compôs a mesa de abertura. Ele reafirmou a responsabilidade da secretaria em promover e estimular a atividade turística em Minas Gerais. A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, também participou da mesa, representando as três entidades no encontro. Ela assumiu o compromisso do Sistema em apoiar os gestores dos circuitos, contribuindo para o fomento do setor nas regionais.

Presença do Sistema

Na parte da tarde, Milena apresentou soluções para os circuitos turísticos mineiros, como pesquisas e levantamentos mercadológicos, orientações técnicas e capacitações na área. A analista também divulgou os serviços de consultoria personalizada e assessoria especializada para o desenvolvimento de negócios da cadeia produtiva do turismo.

Segundo Milena, o evento foi uma oportunidade de o Sistema se aproximar de agentes do setor com os quais ainda não possuía articulação. “Além disso, mostramos para todos que, juntos, podemos propor soluções mais sustentáveis e modernas para o modelo de negócio de cada circuito”, declarou.

O Sistema Fecomércio MG também esteve presente no evento com consultores regionais do Sesc e do Senac. Eles informaram os gestores sobre os serviços especializados oferecidos pelas instituições em cada localidade do Estado.

Pelo Sesc, foram apresentadas excursões inovadoras, como a “Quilombolas de Belo Vale”. Essas viagens permitem aos visitantes vivenciarem a cultura local. A ação serviu para inspirar a participação de todos na oficina de Regionalização e Turismo Social, promovida em seguida. A atividade envolveu os gestores, que sugeriram roteiros que valorizam as especificidades dos seus circuitos turísticos.

Já o Senac mostrou o programa “Primórdios da Cozinha Mineira”. A iniciativa é uma oportunidade para os circuitos desvendarem a cultura gastronômica do Estado, gerando renda e valor para o produto gastronômico local, bem como seus produtores. Além disso, o projeto auxilia no desenvolvimento econômico e turístico regional. O encontro foi finalizado com a degustação de alimentos produzidos pelos empreendedores mineiros que participam do programa.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?