Número de famílias endividadas sobe pelo 11º mês em BH

24 de jun de 2019

O percentual de endividados em Belo Horizonte cresceu em maio, confirmando a 11ª alta consecutiva do indicador. Nesse mês, 78,7% dos moradores da capital mineira estavam endividados contra 76,8% em abril. No mesmo período de 2018, o índice marcava 60,7%, um aumento significativo de 18 pontos percentuais (p.p.). Os resultados fazem parte Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Fecomércio MG, com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O economista-chefe da Federação, Guilherme Almeida, observa que o aumento de 1,9 ponto percentual das famílias com compromissos financeiros em aberto se deve, basicamente, à expansão do crédito familiar. Esse fator, essencial para a manutenção do consumo aquecido, foi observado no primeiro semestre do ano, em decorrência da queda nos juros.

A pesquisa também verificou a inadimplência do consumidor da capital mineira. De acordo com a análise, o percentual de consumidores com contas em atraso reduziu 3,8 p.p., passando de 34,9% em abril para 31,1% em maio. Já o número de consumidores que não terão condições de quitar suas dívidas apresentou queda de 3,3 p.p., de 16,1% para 12,8% em maio.

A principal modalidade de dívida continua sendo o cartão de crédito, que aumentou de 79,5% em abril para 82,9% em maio. Outras dívidas que se destacam são aquelas com carnês (14,8%) e financiamento de carro (14,7%).

A Peic, realizada nos últimos dez dias de abril, retrata o comprometimento da renda familiar com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito, lojas e cheques pré-datados, bem como a capacidade de pagamento dos consumidores belo-horizontinos. A pesquisa também mostra o percentual de famílias que possuem dívidas e não terão condições de quitá-las.

[mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://materiais.fecomerciomg.org.br/peic-maio2019” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Leia a íntegra da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a maio de 2019[/mk_button]