Observatório do Turismo abre inscrições em Minas

25 de jun de 2019

O mineiro é conhecido Brasil afora como um povo hospitaleiro. A fama está tão enraizada, que turistas locais, nacionais e até mesmo estrangeiros têm procurado cada vez mais conhecer a rica culinária e as belezas exuberantes do Estado. Essa diversidade atraiu, em 2017, 26,5 milhões de turistas para o território mineiro. De acordo com a estimativa do Observatório do Turismo de Minas Gerais, esse percentual cresceu 2,5% no ano passado, alcançando 27,2 milhões de visitantes.

Para promover o setor e melhorar o atendimento aos turistas, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), por meio do Observatório, abre inscrições para que empresas, órgãos públicos e instituições da sociedade civil participem dessa rede de pesquisa.

O grupo monitora o desenvolvimento da atividade turística no Estado, incentivar à inovação, à inteligência de mercado e fomento à pesquisa acadêmica na área. O Observatório busca elaborar indicadores, levantamentos, avaliar eventos e metodologias de pesquisa relacionadas ao setor em Minas Gerais, contribuindo para a implementação da política estadual de turismo.

Fecomércio no Observatório

O núcleo de negócios turísticos da Fecomércio MG, desde 2015, colabora para fortalecer pesquisas, estudos e projetos com foco mercadológico, levando informações estratégicas aos representados e à cadeia produtiva do turismo. “Ao participar do Observatório, a Federação promove a interação de empresas com a academia, gerando conteúdos estratégicos e simplificados ao empresariado”, declara a analista de turismo da entidade, Milena Soares.

A Federação também foi uma das apoiadoras da elaboração e aprovação da Lei nº 22.765, de 20 de dezembro de 2017, que instituiu a política estadual de turismo de Minas Gerais, além do Decreto nº 47.526, de 6 de novembro de 2018, responsável pela regulamentação da rede.

Faça parte

Deseja participar dessa instância de pesquisa? Faça o download da ficha cadastral e do termo de compromisso no site do Observatório. Em seguida, para solicitar o cadastro na rede, coordenada pela Setur-MG, envie os documentos preenchidos para o e-mail observatorio@turismo.mg.gov.br.

As reuniões são trimestrais, sendo a próxima em 27 de junho, quando haverá a posse dos novos membros e a aprovação do regimento interno. Para o público externo, a rede prepara a terceira edição do Seminário de Pesquisa e Inovação de Turismo, que acontecerá em outubro, em Belo Horizonte.