Secult abre processo de certificação para o Observatório do Turismo

5 de mar de 2020

O processo de certificação de novas entidades junto ao Observatório do Turismo de Minas Gerais está aberto desde o domingo (01/03). Estão habilitados a atuar nessa rede de pesquisa todas as entidades públicas, privadas e instituições da sociedade civil que colaboram com o desenvolvimento da atividade turística por meio de estudos e pesquisas periódicas sobre o turismo no Estado. O prazo para a certificação vai até o dia 31 de março.

Entre os atuais inscritos no Observatório do Turismo estão entidades e instituições como: Fecomércio MG, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG), Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), prefeitura de Juiz de Fora e Associação Brasileira de Agências de Viagens em Minas Gerais (Abav-MG).

Para solicitar a participação no Observatório do Turismo, é necessário enviar o pedido de certificação para o e-mail observatorioturismo@secult.mg.gov.br, com os documentos especificados no decreto e regimento interno que regulamentam a rede de pesquisa em Minas. São os seguintes:

• Ficha cadastral devidamente preenchida;
• Termo de Compromisso devidamente assinado e firmado com a Secult;
• Carta de motivação sobre atuação da entidade e contribuição para a rede;
• Documentação comprobatória: relatório de pesquisas relacionadas ao turismo, com série histórica de, pelo menos, três anos seguidos ou intercalados; ou trabalhos acadêmicos publicados de forma frequente sob tutela da entidade pleiteante;
• Comprovação de equipe responsável exclusivamente à pesquisa.

Estímulo ao turismo

Coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o Observatório é uma rede de pesquisa que cuja finalidade é monitorar o desenvolvimento do turismo no Estado por meio de pesquisas, dados e elaboração de indicadores; incentivar a inovação, a inteligência de mercado e estimular a pesquisa acadêmica em turismo.

A rede de pesquisa foi regulamentada pela Lei nº 22.765/2017 e pelo Decreto nº 47.526/2018. Desde então, o órgão já publicou diversos materiais, com destaque para o perfil do usuário do Circuito Liberdade, o boletim anual sobre o fluxo de passageiros e aeronaves nos aeroportos mineiros, pesquisas de mercado sobre grandes eventos (Copa do Mundo, Carnaval, Expozebu e Salão Nacional do Turismo), além do manual de metodologias de pesquisa em turismo

Para outras informações, entre em contato com a equipe do Núcleo de Pesquisa e Estatística do Observatório pelo e-mail observatorioturismo@secult.mg.gov.br ou telefone (31) 3915-9461.