O delegado adjunto da Receita Federal do Brasil (RFB) de Uberlândia, por meio da Portaria nº 28/2020, determinou que, a partir de hoje (13/04), o atendimento presencial ao público externo prestado pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) em Uberlândia e pelas agências da Receita Federal em Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas e Patrocínio será substituído por outras modalidades de atendimento virtual. O motivo é a insuficiência de servidores fora do grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19).

Com essa determinação, o atendimento virtual ao público externo será realizado pelos seguintes canais:

I. Atendimento virtual do Portal e-CAC: serviços acessíveis após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso – serviços específicos;
II. Atendimento pela internet por meio de sistemas disponibilizados on-line, cujo acesso é realizado de forma direta ou com senha específica;
III. Atendimento a distância por meio do Dossiê Digital de Atendimento, via e-Processo no Portal e-CAC;
IV. Aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no tablet ou smartphone;
V. Fale Conosco RFB;
VI. Chat RFB;
VII. E-mail corporativo da Delegacia da RFB/Uberlândia: atendimentorfb.drfuberlandia@rfb.gov.br.

Caso o contribuinte tenha algum caso excepcional ou urgente a ser resolvido, quando verificada a impossibilidade de atendimento virtual, a Receita Federal poderá atender presencialmente, mediante prévio agendamento.

Foto: cidade de Uberlândia (William Dias/ALMG)