O Comitê Extraordinário Covid-19, criado pelo governo de Minas, atualizou o anexo com a classificação das fases de reabertura das atividades empresariais nas macrorregiões de saúde do “Minas Consciente”. As mudanças, determinadas pela Deliberação nº 74/2020, já contemplam a reformulação do programa, que reduziu o número de ondas de quatro etapas para três. O processo contou com a colaboração da Fecomércio MG e de seus sindicatos empresariais.

Nesta segunda fase do programa, os avanços na flexibilização das atividades acompanharão as cores dos semáforos. Na onda 1 (vermelha) serão permitidos apenas os serviços essenciais. Já na onda 2 (amarela) serão contemplados os serviços não essenciais de baixo ou médio risco de contágio. Enquanto isso, na onda 3 (verde) serão autorizados os serviços não essenciais de alto risco.

Assim, segundo os novos critérios, oito das 14 macrorregiões foram classificadas na onda amarela e as demais na onda vermelha. A deliberação também estabelece que, a partir do dia 8 de agosto, as cidades de até 30 mil habitantes poderão avançar para a onda amarela, desde que atendam os critérios fixados no “Minas Consciente”, conforme lista divulgada no site oficial do plano.

Confira a tabela completa, com a classificação por região:

MacrorregiãoReclassificação da fase de reabertura
Classificação anteriorReclassificação (de 08/08 a 15/08)Expectativa de progressão ou regressão de fase
CentroOnda verde: serviços essenciaisOnda vermelha
Centro-SulOnda amarela: médio riscoOnda amarela
JequitinhonhaOnda verde: serviços essenciaisOnda vermelha
LesteOnda verde: serviços essenciaisOnda vermelha
Leste-SulOnda amarela: médio riscoOnda amarela
NordesteOnda verde: serviços essenciaisOnda vermelha
NoroesteOnda verde: serviços essenciaisOnda vermelha
NorteOnda amarela: médio riscoOnda amarela
OesteOnda branca: baixo riscoOnda amarela