Comitê Extraordinário Covid-19 reclassifica fases de reabertura em Minas Gerais

7 de ago de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Comitê Extraordinário Covid-19, criado pelo governo de Minas, atualizou o anexo com a classificação das fases de reabertura das atividades empresariais nas macrorregiões de saúde do “Minas Consciente”. As mudanças, determinadas pela Deliberação nº 74/2020, já contemplam a reformulação do programa, que reduziu o número de ondas de quatro etapas para três. O processo contou com a colaboração da Fecomércio MG e de seus sindicatos empresariais.

Nesta segunda fase do programa, os avanços na flexibilização das atividades acompanharão as cores dos semáforos. Na onda 1 (vermelha) serão permitidos apenas os serviços essenciais. Já na onda 2 (amarela) serão contemplados os serviços não essenciais de baixo ou médio risco de contágio. Enquanto isso, na onda 3 (verde) serão autorizados os serviços não essenciais de alto risco.

Assim, segundo os novos critérios, oito das 14 macrorregiões foram classificadas na onda amarela e as demais na onda vermelha. A deliberação também estabelece que, a partir do dia 8 de agosto, as cidades de até 30 mil habitantes poderão avançar para a onda amarela, desde que atendam os critérios fixados no “Minas Consciente”, conforme lista divulgada no site oficial do plano.

Confira a tabela completa, com a classificação por região:

Macrorregião Reclassificação da fase de reabertura
Classificação anterior Reclassificação (de 08/08 a 15/08) Expectativa de progressão ou regressão de fase
Centro Onda verde: serviços essenciais Onda vermelha
Centro-Sul Onda amarela: médio risco Onda amarela
Jequitinhonha Onda verde: serviços essenciais Onda vermelha
Leste Onda verde: serviços essenciais Onda vermelha
Leste-Sul Onda amarela: médio risco Onda amarela
Nordeste Onda verde: serviços essenciais Onda vermelha
Noroeste Onda verde: serviços essenciais Onda vermelha
Norte Onda amarela: médio risco Onda amarela
Oeste Onda branca: baixo risco Onda amarela