Fecomércio MG e Senac em Minas apoiam a XVII Semana do Turismo UFMG

24 de set de 2020

Discutir sobre os desafios dos negócios turísticos diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e estabelecer um diálogo entre as diversas áreas do setor. Esses são alguns dos assuntos que nortearão a XVII Semana do Turismo UFMG, a ser realizada entre 29 de setembro e 1° de outubro pela coordenação do Colegiado de Graduação em Turismo e o Território Empresa Júnior de Turismo UFMG. Com o tema “Reflexões para o futuro do turismo”, o evento on-line e gratuito também conta com a parceria da Fecomércio MG e Senac em Minas.

Nesta edição, a XVII Semana do Turismo UFMG reunirá uma equipe multidisciplinar composta por professores, pesquisadores e profissionais do setor. Direcionado aos alunos dos cursos de Turismo, profissionais e demais interessados na área, o evento visa celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro. Para isso, serão promovidos seminários, workshop e roda de conversa, diversificando as possibilidades de participação e troca de conhecimento.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca a relevância de ações que discutam o futuro dos negócios turísticos. “Aprofundar o debate sobre os novos hábitos do consumidor é essencial para a retomada segura e eficiente do setor. O ‘novo normal’ promoveu mudanças significativas na cadeia turística, uma das mais afetados pela pandemia. Por isso, incentivamos essa troca de experiências, pois ela contribui para o fortalecimento de todo o setor de turismo.”

Com uma programação diversificada, a XVII Semana do Turismo UFMG será aberta com o seminário “O turismo que sobrevive”, no dia 29, a partir das 9h. O evento será precedido pelo workshop “O pensamento ágil no planejamento do turismo”, a partir das 14h30, a ser ministrado por Tom Pires, com apoio da Gauthama Desenvolvimento. Nesse primeiro dia, o evento discutirá as mudanças provocadas pelo Covid-19 no âmbito turístico, os desafios a serem enfrentados e como planejar o setor diante do cenário atual e pós-pandêmico.

No dia 30, a partir das 9h, acontecerá o seminário “As relações internacionais e o turismo”. Já às 15h, será promovida uma roda de conversa entre profissionais de empresas ligadas ao setor. Nesse segundo dia do evento, será discutido o panorama atual do mercado internacional, sob o ponto de vista da relação do Brasil com o exterior e o seu impacto no setor turístico.

No dia 1° de outubro, terceiro e último dia do evento, a programação propõe uma análise dos processos de digitalização dos negócios e dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito turístico, além de uma reflexão dos prós e contras de seus aspectos. Não por acaso, a partir das 9h, a inovação e a transformação digital serão os temas do último seminário.

A partir das 14h, três workshops serão disponibilizados de forma simultânea ao público. Com o tema “Captação de editais de fomento”, o evento ministrado pela diretoria do Circuito Turístico das Grutas, Valéria Assad, abordará como planejar e executar projetos de captação para editais públicos. Já o aluno do curso de Turismo da UFMG, Vinícius Ribeiro, apresentará o tema “Introdução ao Marketing Digital no Turismo”. A docente do Senac em Minas, Eliane Cruz, fechará o ciclo de workshops, com o tema “O avanço tecnológico nas experiências e no fazer turismo”.

As inscrições para os seminários e workshops já estão abertas e podem ser feitas no site do Sympla.

Serviço: XVII Semana do Turismo UFMG – “Reflexões para o futuro do turismo”
Data: 29/09 a 01/10, a partir das 9h
Inscrições: pelo site do Sympla