Programa “Minas Consciente” terá 11 macrorregiões na onda verde

29 de out de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A estabilização da pandemia do novo coronavírus em território mineiro fez com que o Comitê Extraordinário Covid-19 reclassificasse as macrorregiões de saúde do programa “Minas Consciente”. Com a Deliberação nº 98/2020, publicada no Diário do Executivo dessa quarta-feira (28/10), as regiões Triângulo-Sul e Vale do Aço avançaram para a onda verde, fase de menor restrição das atividades econômicas. A mudança entra em vigor neste sábado (31/10).

Com isso, 11 macrorregiões de saúde passaram para a onda verde, fase na qual é liberado o funcionamento de serviços não essenciais de maior risco de contágio. Entre as atividades autorizadas nessas regiões estão: parques e outros ambientes zoobotânicos; atividades artísticas, culturais e de pesquisa; eventos como feiras, congressos, exposições, filmagens de festas e bufê; discotecas, boliches e sinuca; bares com entretenimento (espetáculos); e serviços de tatuagem e piercing.

As outras três regiões seguem na onda amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais de média restrição econômica. São eles: bares (consumo no local); autoescolas; atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e eletrônicos; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas e artigos em geral; comércio de cama, mesa e banho; lojas de móveis; imobiliárias; lojas de departamento; academias (com restrições); agências de viagem e clubes.

Até quarta-feira (21/10), 650 municípios haviam aderido ao “Minas Consciente”. Essa adesão equivale a 77% das prefeituras mineiras, impactando 14,3 milhões de pessoas no estado.

Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

ÍNDICE

 

Descrição das ondas

 

Onda vermelha: serviços essenciais (maior restrição de atividade socioeconômica)

Onda amarela: serviços não essenciais (média restrição de atividade socioeconômica)

Onda verde: serviços não essenciais (menor restrição de atividade socioeconômica)

 

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior Reclassificação (de 31/10 a 07/11)

Expectativa de progressão ou regressão de fase

Centro Onda verde Onda verde
Centro-Sul Onda verde Onda verde
Jequitinhonha Onda verde Onda verde
Leste Onda amarela Onda verde
Leste-Sul Onda amarela Onda amarela
Nordeste Onda amarela Onda amarela
Noroeste Onda verde Onda verde
Norte Onda verde Onda verde
Oeste Onda amarela Onda verde
Sudeste Onda verde Onda verde
Sul Onda amarela Onda verde
Triângulo-Norte Onda verde Onda amarela
Triângulo-Sul Onda verde Onda verde (progressão de fase)
Vale do Aço Onda amarela Onda verde (progressão de fase)

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/240053″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira, na íntegra, a Deliberação nº 98/2020[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?