Confiança do empresário avança 13,9 pontos em Belo Horizonte

18 de nov de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A proximidade das principais datas comemorativas do último trimestre contribuiu para mais um salto positivo no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Belo Horizonte. Em outubro, o indicador cresceu 13,9 pontos percentuais (p.p.), atingindo 95,5 pontos. Com esse resultado, o índice se aproxima da fronteira do otimismo (100 pontos). O Icec é elaborado pela Fecomércio MG, com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O índice reflete as perspectivas em relação ao futuro da economia, do comércio e das empresas, antecedendo aos resultados nas lojas. Além de servir como referência para as decisões relativas ao desenvolvimento local, o Icec subsidia os empresários em investimentos e na geração de novos empregos.

A economista da Fecomércio MG, Bárbara Guimarães, destaca que a retomada da confiança do empresário é um reflexo da aproximação das principais datas comemorativas do segundo semestre. “Tradicionalmente, os últimos meses do ano concentram datas importantes para o comércio de bens, serviços e turismo. Com isso, os empresários buscam investir em ações específicas para atrair o consumidor e incrementar o volume de vendas.”

O destaque foi o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que sinaliza as impressões do setor em relação aos próximos meses. Esse subindicador cresceu 16,1 pontos em outubro, atingindo 134,1 pontos. A confiança no crescimento das vendas da própria loja (83,1%), na expansão do setor (79,8%) e na melhora da economia brasileira (74,3%) contribuíram para esse resultado.

Já o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) avançou 14,7 p.p., atingindo 65,8 pontos em outubro. Esse subindicador avalia a evolução das condições atuais da economia do país, do setor e das empresas, além do momento atual nos estabelecimentos. Nesse contexto, o otimismo do empresário cresceu, sobretudo, entre negócios com mais de 50 empregados.

O outro subindicador que expandiu foi o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec), que alcançou 86,5 pontos, frente aos 75,6 registrados em setembro. “Esse indicador retrata os planos de melhoria na loja, de ampliação de estoques e do quadro de funcionários. Não por acaso, 54,8% dos empresários pretendem contratar. Esse movimento pode ser explicado pela proximidade do Natal, que exige uma equipe maior para atender o fluxo de clientes, que, normalmente, cresce nesse período”, ressalta Bárbara.

Para elaborar a pesquisa de outubro, foram entrevistados mil empresários de Belo Horizonte nos últimos dez dias de setembro. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de confiança de 95%.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse, na íntegra, o relatório do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) – Outubro/2020″ color=”primary” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fhml.fecomerciomg.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F11%2F10.2020-ICEC-BH.pdf||target:%20_blank” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]