Como aumentar as chances de efetivação no trabalho temporário

14 de dez de 2020

A expectativa de abertura de postos de trabalho move milhares de pessoas nesta época do ano. Com a tendência de comércio movimentado por causa das datas comemorativas, uma parte das empresas investirá na contratação de temporários para suprir as carências de mão de obra para o período. Segundo uma pesquisa da Fecomércio MG, 11,4% dos empresários do comércio varejista mineiro pretendem contratar funcionários por período determinado neste fim de ano.

Mas o emprego temporário pode se transformar em um posto de trabalho definitivo. Entre os entrevistados pela Federação, 22,8% têm interesse em contratar esses colaboradores para o quadro fixo da empresa, efetivando-os entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Essa tarefa depende não só dos humores do mercado consumidor e do planejamento das empresas. Ela está diretamente relacionada às capacidades e ao desempenho dos contratados.

A coordenadora de Recursos Humanos da Fecomércio MG, Janaina Ribeiro, lembra que, independentemente de ser um trabalho temporário, o profissional precisa ter a consciência de que será avaliado por sua postura e pela qualidade do serviço prestado. “Zelar pela imagem apresentada à empresa faz toda a diferença no momento que o RH decidir pela efetivação ou não do colaborador.”

Diante desse quadro, a especialista listou nove dicas essenciais aos temporários em busca de efetivação no mercado de trabalho.

1. Tenha espírito colaborativo: empregadores buscam funcionários dispostos e proativos, que se esforcem para entender as demandas e o funcionamento da empresa, esbanjem atitude, apresentem ideias e somem ao ambiente de trabalho.
2. Preze pelo bom relacionamento: demonstre empatia e vontade de trabalhar em equipe. O entrosamento com colaboradores mais antigos na empresa é bastante positivo e valorizado por gestores, assim como uma postura profissional e distante de fofocas.
3. Seja pontual e disciplinado: esteja à disposição da empresa dentro do horário inicial de trabalho, seja atencioso e procure entregar o que for pedido no prazo determinado. Dedique-se a cumprir as metas e o serviço que foi indicado.
4. Mostre disponibilidade: o colaborador temporário deve estar disposto a aprender tarefas diversas e ajudar os colegas de empresa, sendo um facilitador de processos.
5. Cuide da sua postura: como a maioria das vagas temporárias é oferecida pelo setor de comércio e serviços, redobre a atenção à postura e à vestimenta, que deve estar de acordo com o ambiente de trabalho. Além disso, tome cuidado com o que expõe nas redes sociais.
6. Invista na comunicação: é preciso abordar clientes e funcionários de forma eficiente e educada, sendo claro e objetivo no que fala.
7. Aprenda diariamente: conheça bem a empresa e os produtos com os quais trabalha. Dedique-se também a aprender sobre a cultura da empresa para oferecer o seu melhor e reforçar o interesse do empregador na continuidade do seu trabalho.
8. Saiba absorver as críticas: o profissional que aprende a receber e a conviver com feedbacks – positivos ou não – demonstra vontade de evoluir, humildade e comprometimento com a equipe.
9. Respeite os protocolos de segurança: com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), este item se tornou primordial. Estar atento às medidas preventivas – como a higiene das mãos e o uso de máscara – demostra cuidado e responsabilidade com o outro.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?