Minas Consciente: metade do estado permanece na fase mais restritiva do programa

18 de fev de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Comitê Extraordinário Covid-19 manteve, por pelo menos mais uma semana, sete macrorregiões do Estado na fase mais severa do programa Minas Consciente. Com a decisão, divulgada nessa terça-feira (16/02), outras sete macrorregiões permanecem na onda vermelha: o Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Centro, Jequitinhonha, Nordeste, Noroeste e Leste do Sul.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que apenas a macrorregião Sul, que estava na onda vermelha, progrediu para a onda amarela do programa, que foi criado para auxiliar a retomada da economia de forma gradual em Minas Gerais. Sendo assim, o Sul se uniu às regiões Oeste, Centro-Sul, Sudeste, Vale do Aço, Leste e Norte, que continuam na onda amarela.

Portanto, mesmo com as restrições, todas as atividades ficam permitidas nas duas ondas mais restritivas, desde que se cumpram algumas regras, como o distanciamento e a limitação máxima de pessoas. Hoje, nenhuma macrorregião de saúde do estado está na onda verde, a mais flexível do programa.

Cirurgias eletivas

A Secretaria de Saúde também determinou a suspensão de cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado. A decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade. A medida, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela covid-19.

A decisão é válida para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde – SUS).  A determinação ampliará para todos os municípios mineiros a resolução da SES publicada no último sábado (13/2), que suspendia as cirurgias não eletivas em sete macrorregiões do estado.

Até essa terça-feira (16/02), 665 municípios já haviam aderido ao Minas Consciente, o que representa 78% do estado. Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

Descrição das ondas

Onda vermelha: serviços essenciais (maior restrição de atividade socioeconômica)

Onda amarela: serviços não essenciais (média restrição de atividade socioeconômica)

Onda verde: serviços não essenciais (menor restrição de atividade socioeconômica)

Macrorregião Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior Reclassificação (de 20/02/2021 27/02/2021) Expectativa de progressão ou regressão de fase
Centro Onda vermelha Onda vermelha
Centro-Sul Onda amarela Onda amarela
Jequitinhonha Onda vermelha Onda vermelha
Leste Onda amarela Onda amarela
Leste-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Nordeste Onda vermelha Onda vermelha
Noroeste Onda vermelha Onda vermelha
Norte Onda amarela Onda amarela
Oeste Onda amarela Onda amarela
Sudeste Onda amarela Onda amarela
Sul Onda vermelha Onda amarela (progressão de fase)
Triângulo-Norte Onda vermelha Onda vermelha
Triângulo-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Vale do Aço Onda amarela Onda amarela

 

* Com informações da Agência Minas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://www.pesquisalegislativa.mg.gov.br/LegislacaoCompleta.aspx?cod=194537&marc=” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira, na íntegra, a Deliberação nº 127/2021[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?