O Comitê Extraordinário Covid-19 manteve, por pelo menos mais uma semana, sete macrorregiões do Estado na fase mais severa do programa Minas Consciente. Com a decisão, divulgada nessa terça-feira (16/02), outras sete macrorregiões permanecem na onda vermelha: o Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Centro, Jequitinhonha, Nordeste, Noroeste e Leste do Sul.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que apenas a macrorregião Sul, que estava na onda vermelha, progrediu para a onda amarela do programa, que foi criado para auxiliar a retomada da economia de forma gradual em Minas Gerais. Sendo assim, o Sul se uniu às regiões Oeste, Centro-Sul, Sudeste, Vale do Aço, Leste e Norte, que continuam na onda amarela.

Portanto, mesmo com as restrições, todas as atividades ficam permitidas nas duas ondas mais restritivas, desde que se cumpram algumas regras, como o distanciamento e a limitação máxima de pessoas. Hoje, nenhuma macrorregião de saúde do estado está na onda verde, a mais flexível do programa.

Cirurgias eletivas

A Secretaria de Saúde também determinou a suspensão de cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado. A decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade. A medida, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela covid-19.

A decisão é válida para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde – SUS).  A determinação ampliará para todos os municípios mineiros a resolução da SES publicada no último sábado (13/2), que suspendia as cirurgias não eletivas em sete macrorregiões do estado.

Até essa terça-feira (16/02), 665 municípios já haviam aderido ao Minas Consciente, o que representa 78% do estado. Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

Descrição das ondas

Onda vermelha: serviços essenciais (maior restrição de atividade socioeconômica)

Onda amarela: serviços não essenciais (média restrição de atividade socioeconômica)

Onda verde: serviços não essenciais (menor restrição de atividade socioeconômica)

MacrorregiãoReclassificação da fase de abertura
Classificação anteriorReclassificação (de 20/02/2021 27/02/2021)Expectativa de progressão ou regressão de fase
CentroOnda vermelhaOnda vermelha
Centro-SulOnda amarelaOnda amarela
JequitinhonhaOnda vermelhaOnda vermelha
LesteOnda amarelaOnda amarela
Leste-SulOnda vermelhaOnda vermelha
NordesteOnda vermelhaOnda vermelha
NoroesteOnda vermelhaOnda vermelha
NorteOnda amarelaOnda amarela
OesteOnda amarelaOnda amarela
SudesteOnda amarelaOnda amarela
SulOnda vermelhaOnda amarela (progressão de fase)
Triângulo-NorteOnda vermelhaOnda vermelha
Triângulo-SulOnda vermelhaOnda vermelha
Vale do AçoOnda amarelaOnda amarela

 

* Com informações da Agência Minas

Postagens Recentes