CNC e Sistema Fecomércio MG solicitam prorrogação de prazo de carência de empréstimos do Pronampe

5 de mar de 2021

* Atualizado em 05/03, às 17h30

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) solicitou a prorrogação da carência para o início do pagamento dos empréstimos contraídos no âmbito do Pronampe. O pedido foi realizado por meio de ofícios enviados, nessa quarta-feira (03/03), ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.

Ao longo da pandemia, a Fecomércio MG tem atuado junto à CNC para realizar diversas ações para melhorar as condições do Pronampe para o empresário. As duas entidades solicitaram ao Poder Legislativo que a União pudesse aumentar a sua participação no Fundo Garantidor de Operações (FGO). Agora, diante da extensão dos efeitos da crise, elas têm demandado mais prazo para início dos pagamentos dos empréstimos contraídos junto ao programa.

Representantes máximas do setor terciário em âmbito nacional e em Minas Gerais, elas manifestam sua preocupação com o fato de o pagamento das primeiras parcelas do programa iniciar neste mês de março. De acordo com uma pesquisa recente da Fecomércio MG, 81,4% dos empresários tiveram ou ainda acumulam prejuízos em seus negócios em função da pandemia de Covid-19, o que evidencia a dificuldade em arcar com esse compromisso.

Além disso, a aceleração da pandemia e as restrições às atividades empresariais foram apontadas como motivos para a prorrogação do prazo de carência. Segundo dados do Ministério da Economia (ME), 516 mil empresas tomaram R$ 37,5 bilhões em empréstimos via Pronampe. Esse volume de crédito auxiliou inúmeros empresários a garantir a sustentabilidade financeira dos seus estabelecimentos, assegurando milhares de empregos em todo o país.