Fecomércio MG manifesta preocupação com retorno à fase zero da flexibilização em BH

6 de mar de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Diante da aceleração de casos da nova variante de Covid-19, a prefeitura de Belo Horizonte determinou, por meio do Decreto nº 17.562/2021, o fechamento das atividades empresariais e o retorno à fase zero de reabertura da economia. Com isso, a partir deste sábado (06/03), às 14h, será permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias.

A Fecomércio MG manifesta sua preocupação com as novas restrições à abertura da economia na capital mineira por entender que milhares de empresários ainda lutam diariamente para manter suas empresas funcionando. Em janeiro, 81,4% do setor de comércio e serviços do estado havia tido ou ainda acumulava prejuízos em função dos efeitos financeiros da pandemia de Covid-19.

A entidade também reforça que a maioria dos estabelecimentos tem cumprido os protocolos de prevenção à doença, investindo em adequações sanitárias e não permitindo aglomerações. Por isso, proibir o funcionamento das atividades não essenciais sem combater as reuniões e festas clandestinas será insuficiente para conter a escalada de casos do novo coronavírus na cidade.

Além disso, o anúncio repentino da medida – após a decisão, na quarta-feira (03/03), de manter o comércio não essencial aberto – só agrava a situação do comércio de bens, serviços e turismo na capital. Por ter caráter indeterminado, a medida potencializa a sensação de insegurança por parte das empresas.

Sem previsibilidade, o empresário sofre com a dificuldade de acesso ao crédito, o pagamento de obrigações tributárias e o encerramento de empresas na cidade (21.746 no total), potencializadas pelo fim do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Frente a esse cenário, a Fecomércio MG tem atuado, junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para facilitar a aquisição de vacinas pelo país e pela rápida reedição dos programas federais de suspensão de contratos e redução na jornada de trabalho, já em formulação por parte da União. A Federação reitera que só conciliando saúde e economia será possível pensar o futuro de Belo Horizonte.

Nesse sentido, a Fecomércio MG pede à população que contribua para a retomada da economia seguindo todos os protocolos sanitários e se engajando na campanha de imunização contra o Covid-19. Só com a população vacinada e os cuidados com a higiene, será possível reabrir as atividades empresariais de forma definitiva, recuperando a confiança de empresários e consumidores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Anexo_Decreto_n.17.562-2021.pdf” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira os horários e a lista de atividades autorizadas a funcionar em BH[/mk_button][/vc_column][/vc_row]