O governo federal instituiu, por meio da Medida Provisória (MP) nº 1.039/2021, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18/03), a volta do pagamento do auxílio emergencial para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Com a decisão, a partir de abril, serão pagas quatro parcelas mensais com valores que variam entre R$ 150 e R$ 375 aos trabalhadores beneficiários. A expectativa do governo é de atingir 46 milhões de pessoas.

De acordo com a Fecomércio MG, o retorno do auxílio emergencial mostra a disposição do poder público em encontrar soluções para minimizar os efeitos financeiros da pandemia. O governo federal e o Congresso Nacional, em diálogo com as entidades representativas, têm escutado as demandas do setor empresarial e trabalhado na busca por soluções que deem fôlego à economia, mesmo diante de uma das crises mais severas da nossa história.