Onda roxa é prorrogada em 13 das 14 macrorregiões de Minas Gerais

31 de mar de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Para conter o avanço da pandemia, o governo de Minas decidiu prorrogar a onda roxa em 13 das 14 macrorregiões do estado até o dia 11 de abril. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (31/03) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, por meio da Deliberação nº 142/2021.

Porém, após um mês na fase mais rígida do Minas Consciente, a macrorregião Triângulo-Norte e a microrregião de Patos de Minas, no Noroeste de Minas, irão regredir para a onda vermelha, já a partir desta segunda-feira (05/04). Nessa fase é permitido o funcionamento de todas as atividades, desde que sejam cumpridas regras rígidas de distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Segundo o governo estadual, as outras macrorregiões ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos pelo novo coronavírus e de ocupação de leitos exclusivos de UTI para Covid-19. Por isso, permanecem na onda mais restritiva do plano de retomada da atividade econômica em Minas Gerais. As mudanças de fase do Minas Consciente são reavaliadas a cada sete dias.

Expansão de casos

Na última semana, Minas Gerais apresentou aumento de 6,9% no número de casos da doença e de 8,1% nos óbitos. Com isso, a incidência de Covid-19 cresceu 20% nos últimos sete dias e 41% em 14 dias. A taxa de ocorrência do novo coronavírus também vem aumentando em cidades com menos de 30 mil habitantes. Atualmente, são apenas 93 municípios desse porte com menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, contra 141 na semana passada.

Até esta quarta-feira (31/03) a pandemia de Covid-19 já havia provocado 23.915 mortes em Minas, em um total de 1,11 milhões casos confirmados da doença. Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

Saiba mais: como funciona a onda roxa do Minas Consciente

Descrição das ondas

Onda roxa: serviços essenciais, toque de recolher e outras restrições

Onda vermelha: serviços essenciais e maior restrição da atividade econômica

Onda amarela: serviços não essenciais e média restrição da atividade econômica

Onda verde: serviços não essenciais e menor restrição da atividade econômica

Macrorregião Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior Reclassificação (de 05/04/2021 a 11/04/2021)
Centro Onda roxa Onda roxa
Centro-Sul Onda roxa Onda roxa
Jequitinhonha Onda roxa Onda roxa
Leste Onda roxa Onda roxa
Leste-Sul Onda roxa Onda roxa
Nordeste Onda roxa Onda roxa
Noroeste Onda roxa Onda roxa (com adoção parcial da onda vermelha) [1]
Norte Onda roxa Onda roxa
Oeste Onda roxa Onda roxa
Sudeste Onda roxa Onda roxa
Sul Onda roxa Onda roxa
Triângulo-Norte Onda roxa Onda vermelha (progressão de fase)
Triângulo-Sul Onda roxa Onda roxa
Vale do Aço Onda roxa Onda roxa

[1] Microrregião de Patos de Minas (na macrorregião Noroeste): onda vermelha

* Com informações da Agência Minas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/246273″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Leia, na íntegra, a Deliberação nº 142/2021[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?