Sesc em Minas promove campanha de combate à fome

29 de abr de 2021

A fome invadiu a casa dos brasileiros. Em meio à pandemia, indicadores confirmam o agravamento da situação de insegurança alimentar no país. Dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssam) apontam que cerca de 19 milhões de pessoas enfrentaram a fome no último trimestre de 2020. Diante disso, o Sesc em Minas, com apoio da Fecomércio MG, Senac e Sindicatos Empresariais, se organiza para agir no enfrentamento deste problema por meio da campanha “Salve – Unidos contra a Fome”, que será realizada nos meses de maio e junho.

A proposta é arrecadar alimentos para serem doados à população em situação de vulnerabilidade social agravada pela Covid-19 que é atendida pelo Mesa Brasil Sesc. O programa, voltado para o combate à fome e a insegurança alimentar, tem atuado de maneira cada vez mais estratégica desde o início da pandemia, e além das mais de 318.300 mil pessoas que já eram beneficiadas, o Mesa cadastrou, em caráter emergencial, 728 novas entidades sociais, alcançando 1.552.865 pessoas. Somente em 2020, as unidades do Mesa Brasil Sesc distribuíram quase 6 mil toneladas de alimentos em Minas Gerais.

O gerente do Programa Mesa Brasil, Sidnei Calisto de Oliveira, explica que “após um ano de pandemia, vemos um cenário cada vez mais crítico do ponto de vista de saúde e de economia. Por isso, criamos uma campanha que consiste em conscientizar e sensibilizar ainda mais empresas e a população, para que façam doações ao Programa Mesa Brasil Sesc e possamos repassar o que for arrecadado às entidades que atendem crianças, jovens, adultos e idosos que se encontram em condição de Insegurança Alimentar”.

Para iniciar essa corrente do bem, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais já doaram 20 mil cestas básicas, 1,5 mil kg de arroz, 100kg de feijão, 20 mil kits de higiene e cerca de 14 mil itens de enxovais de hotelaria repassados para hospitais públicos em todo o Estado.

Como parte do Salve, haverá ainda lives musicais transmitidas ao vivo pelo YouTube do Sesc em Minas, para arrecadar recursos que serão integralmente convertidos em alimentos. Grijalva Duarte Júnior, diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, lembra: “A música alimenta a alma, e também pode ajudar a alimentar o corpo de quem precisa. Por isso, nos unimos a grandes artistas da cena nacional nessa missão tão importante de mobilizar toda a sociedade e contribuir com a diminuição do rastro de pobreza e desigualdade que tem estampado o mapa do Brasil”. A primeira live da campanha será com a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, no dia 14 de maio, às 20h. A segunda apresentação será da cantora Elba Ramalho, no dia 29 de maio, também às 20h.

Pessoas físicas e jurídicas podem participar doando qualquer quantia por meio da chave Pix mesabrasilpix@sescmg.com.br. As empresas também podem contribuir com donativos diretos entrando em contato com a gerência do Mesa Brasil: 31 3279-1534.

Dê um “Salve” e vamos juntos levar alimento a quem precisa!