11 das 14 macrorregiões de saúde permanecem nas ondas mais flexíveis do Minas Consciente

23 de jul de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A queda da taxa de incidência do novo coronavírus no estado em 11% nos últimos 14 dias motivou o Comitê Extraordinário Covid-19 a manter a classificação de ondas por região do Minas Consciente. Com isso, 11 das 14 macrorregiões mineiras permanecem nas ondas amarela e verde, as mais flexíveis do programa de retomada da economia. O grupo também liberou as cirurgias eletivas nos hospitais privados. As medidas serão válidas a partir de sábado (24/07).

Com a Deliberação nº 173/2021, publicada nesta sexta-feira (23/07), o estado se manteve com nove macrorregiões na onda amarela (Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul e Triângulo-Norte) e duas na onda verde (Sudeste e Vale do Aço). Além disso, 95 municípios com menos de 30 mil habitantes poderão progredir de onda. Esses locais registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Já na faixa vermelha se encontram as regiões Leste-Sul, Noroeste e Triângulo-Sul. Porém, nenhuma possui a classificação de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável, o que inviabilizaria a volta às aulas, a realização de eventos e a abertura de atrativos culturais e naturais, além de limitações à alimentação até às 19h, com venda por delivery após este horário.

Segundo o comitê, do início de junho até hoje, o número de pacientes aguardando uma unidade de terapia intensiva caiu de 227 para 54, graças à ampliação no número de leitos. Ainda de acordo com o governo, até esta sexta-feira (23/07), o estado registrava 1,92 milhão de casos da doença, 49.233 mortes e uma média de 4.939 casos nos últimos sete dias. A queda nos números é um reflexo da vacinação, que já atingiu 9 milhões de primeiras doses aplicadas no estado.

Confira abaixo a tabela completa, com a classificação das ondas por região:

Descrição das ondas

Onda roxa: serviços essenciais, toque de recolher e outras restrições

Onda vermelha: serviços essenciais e maior restrição da atividade econômica

Onda amarela: serviços não essenciais e média restrição da atividade econômica

Onda verde: serviços não essenciais e menor restrição da atividade econômica

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura

Classificação anterior (de 17/07/2021 a 23/07/2021)

Reclassificação (de 24/07/2021 a 30/07/2021)

Centro Onda amarela Onda amarela
Centro-Sul Onda amarela Onda amarela
Jequitinhonha Onda amarela Onda amarela
Leste Onda amarela Onda amarela
Leste-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Nordeste Onda vermelha Onda vermelha
Noroeste Onda amarela Onda amarela
Norte Onda amarela Onda amarela
Oeste Onda amarela Onda amarela
Sudeste Onda verde Onda verde
Sul Onda amarela Onda vermelha
Triângulo-Norte Onda amarela Onda amarela
Triângulo-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Vale do Aço Onda verde Onda verde

* Com informações da Agência Minas[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/252136″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Leia, na íntegra, a Deliberação nº 173/2021[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?