Oito macrorregiões avançam de fase no programa Minas Consciente

8 de jul de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A queda da taxa de incidência de Covid-19 no estado em 29% na última semana e 36% nos últimos 14 dias motivou uma mudança drástica na classificação do programa Minas Consciente. O Comitê Extraordinário Covid-19 deliberou pelo avanço de oito macrorregiões mineiras, sendo sete para a onda amarela e uma para a onda verde. As medidas serão válidas a partir de sábado (10/07).

Com a Deliberação nº 168/2021, publicada nesta quinta-feira (08/07), Minas Gerais volta a ter uma macrorregião na onda verde: o Vale do Aço. Essa é a primeira vez desde janeiro que uma região evolui para a fase mais flexível do plano. Além disso, sete progridem para onda amarela: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo-Sul. Essa região se junta ao Sudeste, já inserido nesta fase.

As macrorregiões Leste-Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo-Sul seguem na onda vermelha. Porém, nenhuma possui a classificação de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável, o que inviabilizaria a volta às aulas, a realização de eventos e a abertura de atrativos culturais e naturais, além de limitações à alimentação até às 19h, com venda por delivery após este horário.

De acordo com o comitê, no último mês, o número de pacientes aguardando uma unidade de terapia intensiva caiu de 227 para 54, graças à ampliação no número de leitos. Ainda de acordo com o governo, até esta quinta-feira (24/06), o estado registrava 1,84 milhão de casos da doença, 47.378 mortes e uma média de 7.367 casos nos últimos sete dias.

Confira abaixo a tabela completa, com a classificação das ondas por região:

Descrição das ondas

Onda roxa: serviços essenciais, toque de recolher e outras restrições

Onda vermelha: serviços essenciais e maior restrição da atividade econômica

Onda amarela: serviços não essenciais e média restrição da atividade econômica

Onda verde: serviços não essenciais e menor restrição da atividade econômica

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior (de 03/07/2021 a 09/07/2021)

Reclassificação (de 10/07/2021 a 16/07/2021)

Centro Onda vermelha Onda amarela
Centro-Sul Onda vermelha Onda amarela
Jequitinhonha Onda vermelha Onda amarela
Leste Onda vermelha Onda amarela
Leste-Sul Onda vermelha (situação agravada em razão de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável) Onda vermelha
Nordeste Onda vermelha Onda vermelha
Noroeste Onda vermelha Onda vermelha
Norte Onda vermelha Onda amarela
Oeste Onda vermelha Onda amarela
Sudeste Onda amarela Onda amarela
Sul Onda vermelha Onda vermelha
Triângulo-Norte Onda vermelha Onda amarela
Triângulo-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Vale do Aço Onda amarela Onda verde

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/251407″ target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira, na íntegra, a Deliberação nº 168/2021[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?