Com os indicadores que medem a incidência do novo coronavírus em níveis seguros, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu manter Minas Gerais na onda verde. A decisão, anunciada nessa quinta-feira (23/09), entra em vigor no sábado (25/09). Assim, as 14 macrorregiões de saúde seguem pela terceira semana seguida na fase na flexível do programa “Minas Consciente”.

A taxa de incidência da doença caiu 14% nos últimos sete dias. Já as solicitações de internações tiveram queda de 34,6% em quatro semanas. Segundo o comitê, mais de 47% da população mineira acima de 18 anos de idade já completou o esquema de vacinação contra o novo coronavírus, fator preponderante para a reabertura das atividades econômicas em todo o estado.

Em relação à primeira dose, o percentual de imunização atingiu 93% dos adultos no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), tanto a vacinação de adolescentes com a primeira dose quanto o reforço em idosos deve ser finalizado até o mês de outubro.

Além disso, um monitoramento da SES/MG mostrou que 56,8% das variantes em circulação no estado são da Delta e 43,2% da Gama. As amostras foram recolhidas recentemente em 477 municípios. De acordo com o governo estadual, até esta quinta-feira (23/09), o estado registrava 2,13 milhões de casos da doença, 54.212 mortes e uma média de 2.846 casos nos últimos sete dias.

Realização de eventos-teste

Com mais de 47% da população mineira completamente imunizada e todo o estado na onda verde no Minas Consciente, o governo estadual autorizou a realização de eventos-teste culturais, sociais, esportivos, corporativos, técnicos-científicos e de entretenimento durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial desse sábado (25/09), por meio da Lei nº 23.956/2021.

Assim como as diretrizes sanitárias estabelecidas pelos protocolos de retomada, os eventos-testes deverão ser realizados em ambientes controlados, com a limitação de público e testagem dos participantes. Eles ainda serão monitorados após o evento, conforme os termos de regulamento.

* Com informações da Agência Minas

Postagens Recentes