Pela quinta semana consecutiva, Minas Gerais segue na onda verde do programa Minas Consciente. Os números que medem o avanço da pandemia no estado seguem favoráveis: 500 cidades não registram mortes pelo novo coronavírus há um mês. Além disso, o estado vive um momento especial da vacinação: o percentual de imunização com a primeira dose já chega a 83 % da população acima de 12 anos, enquanto 50% completaram o esquema vacinal.

A marca foi destacada nessa quinta-feira (07/10) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que também anunciou a redução de 25% na taxa de incidência da doença nos últimos sete dias. As medidas, válidas a partir deste sábado (09/10), permitiram a manutenção de seis macrorregiões na onda verde pelo últimas dez semanas: Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Oeste, Sudeste e Vale do Aço.

Durante esse período, somente Nordeste e Triângulo-Sul tiveram de regredir para onda vermelha em algum momento. No entanto, mesmo com todos os avanços no combate à pandemia, o Comitê Extraordinário Covid-19 e a Fecomércio MG ressaltam que os cuidados sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos, devem ser mantidos pela população.

Novidade

Durante o anúncio, o governo de Minas também comunicou que, a partir de agora, as reuniões do grupo acontecerão a cada 15 dias. Porém, o protocolo poderá sofrer alterações conforme a evolução da pandemia no estado. Até o momento, Minas Gerais registrou 2,15 milhões de casos da doença, com 54.873 óbitos. Já a média de casos nos últimos sete dias caiu de 2.014 para 1.939.

* Com informações da Agência Minas

Postagens Recentes