Economia

Estudos Econômicos

O departamento de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realiza pesquisas e estudos que favorecem empresários, opinião pública, imprensa e diversos órgãos da sociedade civil. A área também elabora conteúdos e análises estratégicas para o comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. Além disso, divulga informações e produz análises macro e microeconômicas para veículos de imprensa nacionais e regionais.

Notícias

Pesquisas econômicas

Realizar pesquisas com consumidores e empresários sobre diversos temas ligados à economia. Esse é um dos papéis da área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, que também elabora estudos sobre a conjuntura econômica municipal, estadual e nacional. Essas análises são utilizadas para nortear as estratégias empresariais nos mais diversos níveis.

Confira as últimas pesquisas da Fecomércio MG.

Assessoria econômica

A Fecomércio MG possui profissionais capacitados que estão disponíveis para orientá-lo no que for preciso em âmbito econômico e financeiro. Por isso, oferece serviços de assessoria econômica, norteando a tomada de decisão dos empresários por meio de indicadores socioeconômicos. Esses índices apontam para importantes tendências de mercado, como linhas de crédito disponíveis e metodologias de cálculo de preços.

Faça contato por meio do formulário ao lado. Estamos prontos para atendê-lo.

Calculadora on-line

O sistema e as planilhas dessa área podem auxiliá-lo em uma simples conferência e verificação de cálculos para atualização de dívida, investimento, previsões e formas de pagamento. No entanto, esse serviço não deve ser utilizado para substituir um profissional habilitado.

Calculadora on-line

Power BI

Caged

O departamento de Estudos Econômicos realiza mensalmente o estudo “Mercado de Trabalho Regional”. O material apresenta dados relacionados ao volume de admissões e demissões ocorridas em Minas Gerais. A análise é realizada com base nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

Serviços em números

Mensalmente, a área de Estudos Econômicos disponibiliza o relatório “Serviços em Números”. O material visa acompanhar o desempenho do volume de serviços prestados em Minas Gerais em relação ao Brasil. A análise é feita com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Comércio em números

O relatório “Comércio em Números” aponta o desempenho do volume de vendas do varejo mineiro em relação ao Brasil e às atividades econômicas do setor comercial. A análise é feita mensalmente com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).