13 das 14 macrorregiões de saúde estão nas fases mais restritivas do “Minas Consciente”

24 de dez de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Oito das 14 macrorregiões de saúde do estado estão na onda vermelha do “Minas Consciente”, programa estadual de retomada da economia. Com a decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada pela Deliberação nº 113/2020, além dessas regiões, outras cinco estão na onda amarela e duas na onda verde. As medidas, divulgadas nessa quarta-feira (23/12), entrarão em vigor no sábado (26/12) e serão válidas para os municípios que aderiram ao plano.

Segundo o comitê, a incidência de Covid-19 no estado cresceu 17% na última semana. Por isso, a população deve redobrar os cuidados de prevenção à doença durante as celebrações de Natal e Ano-Novo. Diante desse preocupante quadro, a macrorregião Sul, com mais de 100 municípios, sai da onda amarela e regride para a onda vermelha, enquanto o Triângulo-Norte recua da onda verde, de menor restrição econômica, para a onda amarela.

Na onda verde, de menor restrição econômica, é liberado o funcionamento de serviços não essenciais de maior risco de contágio. Entre as atividades autorizadas nessa fase estão: parques e outros ambientes zoobotânicos; atividades artísticas, culturais e de pesquisa; eventos como feiras, congressos, exposições, filmagens de festas e bufê; discotecas, boliches e sinuca; bares com entretenimento (espetáculos); e serviços de tatuagem e piercing.

Já na onda amarela é autorizada a abertura de serviços não essenciais de média restrição econômica. São eles: bares (consumo no local); autoescolas; atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e eletrônicos; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas e artigos em geral; comércio de cama, mesa e banho; lojas de móveis; imobiliárias; lojas de departamento; academias (com restrições); agências de viagem e clubes.

A onda vermelha, por sua vez, é limitada ao funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, padarias e supermercados.

Até a última segunda-feira (21/12), 658 municípios haviam aderido ao “Minas Consciente”, impactando 13,4 milhões de pessoas no estado. Ao todo, Minas Gerais já registrou 510.219 casos confirmados da doença, sendo 11.355 óbitos. Confira abaixo a tabela completa, com a classificação de ondas por região:

Descrição das ondas

Onda vermelha: serviços essenciais (maior restrição de atividade socioeconômica)

Onda amarela: serviços não essenciais (média restrição de atividade socioeconômica)

Onda verde: serviços não essenciais (menor restrição de atividade socioeconômica)

Macrorregião

Reclassificação da fase de abertura
Classificação anterior Reclassificação (de 26/12/2020 a 02/01/2021)

Expectativa de progressão ou regressão de fase

Centro Onda amarela Onda amarela
Centro-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Jequitinhonha Onda vermelha Onda vermelha
Leste Onda vermelha Onda vermelha
Leste-Sul Onda vermelha Onda vermelha
Nordeste Onda vermelha Onda vermelha
Noroeste Onda amarela Onda amarela
Norte Onda amarela Onda amarela
Oeste Onda amarela Onda amarela
Sudeste Onda vermelha Onda vermelha
Sul Onda amarela Onda vermelha (regressão de fase)
Triângulo-Norte Onda verde Onda amarela (regressão de fase)
Triângulo-Sul Onda verde Onda verde
Vale do Aço Onda vermelha Onda vermelha

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Confira, na íntegra, a Deliberação nº 113/2020″ color=”primary” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Fjornal.iof.mg.gov.br%2Fxmlui%2Fhandle%2F123456789%2F242202||target:%20_blank” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?