Pesquisas avaliam hábitos do folião e expetativa do comércio para Carnaval de Belo Horizonte 2023

31 de jan de 2023

Em parceria com a Fecomércio-MG, a Belotur realizou um levantamento para entender os hábitos dos foliões de Belo Horizonte. Além disso, a Fecomércio MG realizou outro levantamento com os empresários do comércio varejista de regiões de Belo Horizonte que são impactadas pelo Carnaval para entender a perspectiva do comércio local. A consolidação do Carnaval abre oportunidades para a cadeia de comércio, serviços e turismo da cidade, atraindo turistas e fazendo com que o morador permaneça na cidade durante o período. Dos entrevistados, 48,5% dos representantes do comércio varejista esperam por um volume de vendas maior, em relação ao carnaval de 2020. Para a folia de 2023, 46,7% das empresas avaliadas estarão em funcionamento. Entre esses empreendimentos, 66,2% abrirão todos os dias.

Um fluxo maior de clientes é esperado em todo o período de carnaval para 40,4% dos entrevistados. Para impulsionar ainda mais as vendas, 33,1% aplicarão preços promocionais, 12,5% farão uso de propagandas e 8,8% melhorarão a visibilidade da loja através de suas vitrines.

A área de Estudos Econômicos e o setor de Turismo da Fecomércio MG realizaram este levantamento com o intuito de identificar as expectativas para o período de carnaval e captar oportunidades de negócios para o comércio varejista. Ainda, para melhor atender à demanda esperada, 23,5% irão investir no aumento do estoque, 12,5% prestarão treinamentos a seus funcionários e 7,4% pretendem contratar funcionários temporários para melhor atender os foliões.

Grande parte dos empresários avaliados (45,7%) acredita que o carnaval de rua de Belo Horizonte será positivo para as cadeias de comércio, serviços e turismo da cidade. Em 2020, último ano da realização da festa, esse percentual era de 66,7%. A atração de mais turistas/pessoas (63,2%) e o maior movimento nos estabelecimentos (32,3%) foram os principais motivos destacados pelos empresários para o otimismo em relação ao período festivo.

Durante o período de carnaval deste ano, 46,7% das empresas do comércio varejista entrevistadas funcionarão normalmente. Em 2020, 37,1% dessas funcionaram. Entre os que irão funcionar durante as festividades, 66,2% irão abrir todos os dias.

O levantamento foi realizado com empresas de alguns segmentos do comércio varejista impactados pelo período de Carnaval, localizadas em regiões de grande concentração de pessoas durante as festas de rua na cidade, segundo informações da Belotur. Para o estudo foram relacionados 17 bairros que compõe as regiões Centro-Sul, Leste e Oeste da cidade, totalizando 291 empresas do comércio varejista de Belo Horizonte, entre os dias 20 e 27 de janeiro de 2023.

No levantamento para identificar o comportamento de consumo dos foliões no período. Cerca de 90,7% dos foliões entrevistados irão passar o Carnaval na cidade de Belo Horizonte e eventos gratuitos irão atrair o público para a folia belo-horizontina. As atrações gratuitas são as preferidas dos foliões entrevistados: 99,1% irão a blocos de rua, 82,1% a ensaios de blocos/pré carnavais gratuitos e 73,3% a eventos privados e gratuitos.

Entre os participantes do levantamento que irão participar do Carnaval de Belo Horizonte esse ano, 64,8% são da própria cidade, 11,6% da Região Metropolitana, 9,6% do interior do Estado, 4,3% de outros estados e 0,3% de outro país. Considerando apenas os turistas, a maioria deverá permanecer na capital mineira por até duas semanas. Hotéis são a opção de estadia apontada com mais frequência, seguida de casas dos parentes e amigos e Airbnb.

O levantamento de intenção de consumo dos foliões foi realizado com 921 foliões que responderam a um questionário on-line. A coleta ocorreu entre os dias 18 a 30 de janeiro de 2023. Todas as pesquisas podem ser conferidas na íntegra no site da Fecomércio-MG.

Confira as pesquisas