CNC e Fecomércio MG entregam Agenda Institucional do Sistema Comércio ao vice-presidente Geraldo Alckimin e chefes do poder legislativo

15 de mar de 2023

Segmento do comércio de bens, serviços e turismo representa 62,3% do PIB de Minas Gerais e 53,2% dos empregos gerados no estado, quer participar ativamente do desenvolvimento do país

Na terça-feira (14), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, aconteceu o Agenda Institucional do Sistema Comércio 2023, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) onde o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros apresentou o documento “Propostas e recomendações do Sistema Comércio para desenvolvimento do País” ao vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na ocasião, também foi entregue aos convidados pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, Nadim Donato e os demais presidentes das federações dos outros estados, a “Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo” com Propostas e recomendações do Sistema Comércio para seus respectivos Estados e Distrito Federal, além dos documentos dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo. Mais de 170 parlamentares estiveram presentes, além dos presidentes de todas as Fecomércios, e das Federações nacionais.

Na proposta apresentada, diversos assuntos foram apresentados como apoio às microempresas, melhoria da segurança nos centros comerciais, facilitação ao crédito para pequenos e médios empresários, mais desenvolvimento tecnológico e incentivo à inovação, fomentação das cadeias produtivas, apoio às startups, o combate à pirataria, apoio no desenvolvimento do turismo e a economia criativa, intensificar ações afirmativas de transformação digital, fomentar a aplicação do Decreto Estadual n.º 48.036/2020 que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e a unificação dos processos públicos entre outros assuntos.

Para Nadim Donato, existem diversas maneiras de incentivar o empreendedorismo no Estado de Minas Gerais, e algumas delas incluem criar mais sinergia entre os programas já existentes do Sebrae, do Senac e do Estado de Minas Gerais, “podemos potencializar o incentivo ao empreendedorismo e fomentar a inovação via programas e políticas públicas” explica. Outras propostas que incentivem a inovação e o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias poderão ser tratadas pelo Sistema Fecomércio MG, “podemos oferecer cursos e treinamentos gratuitos ou com valor acessível para empreendedores e futuros empreendedores, visando aprimorar suas habilidades em áreas como finanças, vendas, gestão de equipe entre outras coisas”, completa o presidente.

A Fecomércio-MG defende participar e influenciar nas políticas públicas voltadas para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, buscando a melhoria do ambiente de negócios em Minas Gerais, se propondo a participar e colaborar tecnicamente nos conselhos, fóruns e frentes parlamentares voltados para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo e ao bem-estar social.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas públicas e privadas para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e o vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin
Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas entrega “Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo” ao vice-presidente Geraldo Alckimin e chefes do poder legislativo