CNC promove live “PIX e sua funcionalidade para os negócios”

17 de nov de 2020

Facilitar e baratear as transferências financeiras no país. Esse é o objetivo do PIX, cuja implantação definitiva começa nesta segunda-feira (16/11). O novo sistema de pagamentos instantâneos, desenvolvido pelo Banco Central, promete transformar o mercado de pagamentos e impulsionar as vendas do varejo. Para mostrar como essa modalidade pode beneficiar os negócios, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) irá promover uma live sobre o tema.

O evento on-line e gratuito está marcado para o dia 27 de novembro (sexta-feira), às 14h. Na ocasião, especialistas do Banco Central e do Sistema Comércio vão esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento do PIX. De acordo com a instituição, as operações com o novo sistema ocorrem em qualquer dia e horário, inclusive fins de semana e feriados. O dinheiro leva até 10 segundos para ser creditado. Além disso, as pessoas físicas estão isentas de cobrança de tarifas.

A ideia do Banco Central é que essa modalidade seja uma alternativa aos meios tradicionais de pagamento, como boleto bancário, documento de ordem de crédito (DOC), transferência eletrônica disponível (TED), cartão de débito e pagamento em espécie. Além disso, espera-se que o sistema possa trazer mais agilidade às transações, garantir conveniência aos consumidores, reduzir custos financeiros para os empresários e elevar a competitividade das empresas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla. Após a confirmação do cadastro, o participante receberá um link e as instruções de acesso à plataforma Zoom.

Serviço | PIX e sua funcionalidade para os negócios
Data e horário: 27 de novembro, às 14h
Transmissão: via plataforma Zoom
Inscrições: pelo site do Sympla (https://bit.ly/2KazF3f)

Programação

15h00 – 15h45 (1° bloco)
Tema: O que é PIX?
Palestrante: João Manoel Pinho de Mello (diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central)
Perguntas e respostas no chat

15h45 – 16h25 (2° bloco)
Tema: Vantagens e benefícios para empresas e consumidores
Palestrante: Carlos Eduardo Brandt (chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central)
Perguntas e respostas no chat

16h25 – 16h35 (intervalo)

16h35 – 17h15 (3° bloco)
Tema: As implicações do PIX sobre as empresas comerciais e a economia
Palestrante: Fabio Pina (economista-chefe da FecomercioSP e ex-subsecretário de Comércio e Serviços do Estado de São Paulo)
Perguntas e respostas no chat

17h15 – 17h20 (encerramento)
Participação: Carlos Thadeu de Freitas Gomes (Divisão Econômica da CNC e ex-diretor do Banco Central)

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?