O Carnaval de rua em Belo Horizonte se tornou uma das maiores festas populares do Brasil. Em 2020, a cidade espera receber cerca de 5 milhões de foliões durante o período oficial, que começou no sábado (8) e vai até o dia 1º de março. Esse número supera os últimos três anos: em 2017 foram 3 milhões, em 2018, 3,8 milhões e, em 2019, 4,3 milhões de pessoas que se divertiram nas ruas da capital.
De olho nesse movimento, mais da metade dos empresários (66,7%) acredita que o período será positivo para as cadeias de comércio, serviços e turismo. O maior número de turistas na cidade (66,7%) e o crescente movimento nos estabelecimentos (16,7%) são alguns dos motivos de otimismo apontados pelos empresários, que esperam um volume de vendas superior ao registrado em 2019. É o que mostra a pesquisa Expectativas para o Carnaval 2020, realizada pela área de Estudos Econômicos e o setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG.
A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, explica que o Carnaval de BH se tornou uma data especial para as empresas do setor terciário investirem no turístico. Ela explica que é uma ótima oportunidade para fidelizar os turistas e, assim, conquistar um público fiel de clientes, que retornam anualmente. Além disso, é preciso atrair também os moradores da capital. “Pensando nisso, as ações devem promover uma experiência positiva, como um bom atendimento e prestação de serviço, pois esse pode ser um dos motivos determinantes para que o visitante retorne ou indique o local para os seus amigos e parentes”, observa.
Entre os entrevistados, mais da metade (51,8%) espera um movimento maior durante todo o período da folia do Momo, já 42,3% nas festas que antecede e 25,5% durante a passagens dos blocos na região. Com relação a forma de pagamento, os empresários acreditam que o cartão de crédito será a principal forma de pagamento (64,5%), seguido pelas compras no débito (23,3%) e no dinheiro (11,1%).
A analista de pesquisa da Federação, Letícia Marrara, acredita o cenário atual está favorável ao turismo interno. “Observamos um aumento no fluxo de turistas nacionais, principalmente pela alta do dólar, o que favorece o setor, impactando, principalmente, as atividades econômicas. Além disso, o Carnaval já é considerado pelos empresários como um período de grandes oportunidades de vendas. E para atender essa demanda, o varejo oferece itens que normalmente não são vendidos no decorrer do ano, como kits, e ainda realiza promoções pontuais”, explica Letícia.
Durante o período de Carnaval deste ano, 48,9% das empresas entrevistadas estarão em atividade. Entre as que irão funcionar durante as festividades, 69,9% abrirão todos os dias e 68,6% realizaram ou irão realizar algum investimento para a data. Dentre as ações citadas pelos entrevistados estão: o aumento do estoque dos produtos do comércio (49,6%); a venda de produtos habitualmente não comercializados (32,8%); o treinamento de funcionários (32,8%); a ampliação da área de vendas da loja (22,6%) e a contratação de temporários (5,8%).
Dados da CNC
Com todas essas ações, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que Minas Gerais movimente R$ 809,7 milhões com a folia, ficando atrás dos Estados do Rio de Janeiro (R$ 2,68 bilhões), São Paulo (R$ 1,94 bilhão) e Bahia (R$ 1,36 bilhão). Os segmentos de alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes, transporte rodoviário e os serviços de alojamento em hotéis e pousadas responderão por mais de 88% da receita gerada com o maior feriado do calendário nacional.
Sobre a pesquisa
A área de Estudos Econômicos e o setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG realizaram esta análise com o intuito de identificar as expectativas para o período de Carnaval e captar oportunidades de negócios para o comércio varejista. A pesquisa Expectativas para o Carnaval 2020 ouviu empresas de alguns segmentos do comércio varejista impactados pelo período, localizadas em regiões de maior circulação de pessoas durante as festas de rua na cidade, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O questionário foi aplicado para 280 empresas de 17 bairros que compõem as Regiões Centro-Sul, Leste e Oeste, entre os dias 28 de janeiro e 13 de fevereiro de 2020.Confira, na íntegra, a pesquisa sobre as expectativas para o Carnaval 2020 – Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
Vídeos
Workshop sobre a Reforma Traba ...
Lei Complementar 160/2017, Con ...
Obrigações acessórias da co ...
Tributação de startups ...
...
Podcasts
Kalil anuncia fechamento de BH ...
Fechamento de comércio preocu ...
Número de endividados cai em ...
Coordenador jurídico sindical ...
Salário mínimo tem o menor p ...
Rádio CBN | Jornal da CBN 1ª edição - ...
Rádio Super Notícia | Super N - Primeiras Notícias - ...
Rádio Itatiaia | Jornal da Itatiaia 2ª edição - Fonte: Guilherme Almeida ...
Rádio América | Tribuna Livre - Fonte: Thiago Magalhães ...
Rádio Difusora (Pouso Alegre/MG) - Fonte: Guilherme Almeida ...
E-books
Como preparar as empresas para ...
Recuperação judicial, extraj ...
Parcelamento do ICMS no Plano ...
Auxílio Emergencial 2021 ...
Neste ano, o Brasil terá apenas um feriado nacional prolongado, o que traz benefícios ao varejo e menos possibilidades de ganhos ao turismo Os comerciantes mineiros devem registrar, neste ano, perdas menores em função dos feriados. É o que apont […]
Empresas beneficiadas podem recolher alíquotas de 1% a 4,5% sobre o faturamento, em vez de 20% sobre a folha de salários Os 17 segmentos da economia que mais empregam no país foram beneficiados com a prorrogação, até o fim de 2023, da desonera […]
Estas normas são destinadas às operações interestaduais ao consumidor final não contribuinte do imposto O Governo de Minas Gerais, por meio do decreto nº 48343/2021, incluiu no regulamento do ICMS, novas normas atinentes ao recolhimento diferen […]
Governo considerou que a medida violaria Lei de Responsabilidade Fiscal O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o PL 4.157/2019 que anulava multas aplicadas a empresas por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Temp […]
Governador de Minas, Romeu Zema, sancionou lei que mantém a tabela do imposto aplicada em 2021 Um alívio para o bolso dos motoristas mineiros: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 não terá reajuste em Minas Gerais […]
Segundo o decreto, medida é necessária para conter o avanço da nova variante do coronavírus, a ômicron Diante dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ainda presentes na sociedade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) prorrogou o […]
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (16/12), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 46/2021, que cria um programa de parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas participantes do Simples Nacional, inclusive os microempreendedore […]
Para ter acesso ao desconto, o contribuinte deverá efetuar o pagamento antecipado integral ou de pelo menos duas parcelas do imposto até o dia 20 de janeiro de 2022 A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta terça-feira (14/12), o desconto de […]
O Comitê Extraordinário Covid-19 atualizou, nessa segunda-feira (22/11), o Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público. O documento apresenta regras mais flexíveis sobre distanciamento e capacidade máxima de lota […]