O otimismo, conforme o economista da Fecomércio MG Gabriel Ivo, é reflexo das expectativas para as vendas de Natal, e o comércio está se preparando para impulsionar as vendas: 69,3% dos empresários afirmaram que farão liquidações ou promoções neste mês. “O fim do ano é um momento bom para os dois lados do mercado. O consumidor deve ficar atento às oportunidades de aliar preço e qualidade, otimizando seu poder de compra, enquanto o empresário consegue girar os estoques dos artigos e fortalecer o caixa da empresa para a compra do novo mix de produtos”, analisa.
Para evitar perder vendas, 11,9% dos varejistas aumentaram o volume dos pedidos em novembro, na expectativa de um mercado movimentado em dezembro. Além disso, 72,1% dos varejistas afirmaram estar com estoques prontos no início deste mês para atender às demandas.
Novembro X Outubro
A Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista da Fecomércio MG também avaliou o desempenho do comércio em novembro, em relação ao mês anterior. Para 44,2% dos empresários entrevistados, o faturamento de novembro foi melhor do que o de outubro; para 33,3% ele não se alterou e 22,5% apontaram queda.
Sobre o faturamento de novembro deste ano em relação aos seis últimos meses, 30% dos entrevistados tiveram um faturamento melhor, 38,8% ficaram estáveis e 31,2% tiveram uma piora no faturamento.
O setor de vestuário é o principal nicho de mercado entre os empresários que responderam aumentar o faturamento de outubro para novembro, com 9,2%. Mas, ao mesmo tempo, foi o que apontou maior queda, com 4,6%. “A heterogeneidade de atividades do comércio varejista proporciona diferentes ritmos de negócios, até mesmo dentro dos próprios segmentos de mercado. Acredita-se que os impactos sazonais são tratados de forma diferenciada, o que afeta diretamente o posicionamento estratégico e as análises prospectivas empresariais”, explica Gabriel Ivo.
Metodologia
Na Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista da Fecomércio MG, foram entrevistados 383 empresários do varejo de Belo Horizonte, entre 1º e 4 de dezembro de 2014. O método utilizado para a seleção das lojas foi definido com base no cadastro da área de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio MG.Veja a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista
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