Comércio varejista comemora faturamento

18 de jun de 2014

Há quem diga que o comércio não estava muito bom, mas o mês das mães trouxe ao varejo bons faturamentos. Isso é o que diz a pesquisa de opinião realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Dos 300 empresários entrevistados, 54,7% afirmaram que o faturamento de maio foi melhor que o de abril. Se comparado ao dos últimos seis meses, a porcentagem cai para 42,4%. Já os que mantiveram o mesmo lucro representa o índice de 23,4%.

Dentre as atividades econômicas que mais apresentaram faturamento, a pesquisa identificou que o vestuário (14,2%), os produtos farmacêuticos (5,3%), os eletroeletrônicos (4,6%) e os calçados e artigos de viagem (4,3%) ocupam o topo da lista. De acordo com o economista da Fecomércio MG, Gabriel de Andrade Ivo, a heterogeneidade das atividades varejistas proporciona diferentes ritmos de negócios até mesmo dentro dos próprios segmentos, sem contar nos aspectos sazonais das datas comemorativas.

Para o mês de junho, 39,9% dos empresários estimam melhores faturamentos e 37,2% esperam vendas semelhantes às de maio. Jogando a perspectiva para daqui a seis meses, 93,5% afirmaram que o faturamento estará melhor ou igual, o que demonstra um otimismo altamente positivo para o comércio mineiro.

Outra análise interessante que a pesquisa proporcionou, refere-se ao nível de emprego. 83,7% dos comerciantes pretendem manter a equipe e 13,3% planejam contratar mais funcionários. O economista Gabriel afirma que trata-se de um indicador positivo, dado ao número de empresários que irão manter. “O atual cenário tem acirrado a demanda por trabalhadores qualificados. O desafio é reter os talentos conquistados e manter a qualidade dos serviços prestados”, conclui.

Veja a pesquisa na íntegra.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?