Volume de vendas em 12 meses supera o desempenho nacional
O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG analisou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. A partir dos números, foram avaliados os últimos 11 percentuais para o volume de vendas no comércio varejista ampliado (comércio de veículos e motos, partes e peças e material de construção) e apresentada a variação do volume vendido mensalmente (comparado ao mês anterior – com ajuste sazonal) e a variação acumulada em 12 meses.
Comércio Varejista Ampliado Em março de 2023, o comércio varejista ampliado no Brasil ampliou 3,6% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, atingindo assim o quarto mês consecutivo de crescimento. Para Minas Gerais, o crescimento foi menor em comparação ao Brasil, 2,9% em relação ao mês anterior, apresentando também o quarto mês seguido de crescimento.
O acumulado nos últimos doze meses, no cenário brasileiro, foi observado um quadro de quedas recorrentes chegando a -0,2% em março de 2023, com perda desde junho de 2022. Por outro lado, Minas Gerais apresentou sete períodos de ganho no volume de serviços no acumulado de 12 meses até chegar a 2,2% no mês de março. A última queda foi constatada em Agosto de 2022, para o cenário mineiro.
A variação do mês de março comparado ano anterior, no cenário brasileiro, foi de 8,8% de março de ano com respeito a 2022, retratando um aumento após o mês anterior permanecer estagnado se comparado com o ano anterior. Minas Gerais apresentou o maior resultado (10,6%) em comparação aos meses anteriores apresentados na tabela abaixo. A última queda observada ocorreu no mês de dezembro, sendo 0,7% menor ao se comparado ao mesmo mês no ano passado.
Comércio Varejista Restrito
Em março de 2023, o comércio varejista restrito no Brasil apresentou um aumento de 0,8% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, atingindo assim o terceiro mês consecutivo sem quedas. Por sua vez, em Minas Gerais, o crescimento foi de 1,0% ao se comparado ao mês anterior, apresentando também o terceiro mês de crescimento.
O acumulado nos últimos doze meses, no cenário brasileiro, foi constatado uma ampliação no acumulado de 12 meses em 6 períodos consecutivos, chegando a 1,2% em março do presente ano. Em contrapartida, Minas Gerais apresentou sete períodos de ganho no volume de serviços no acumulado de 12 meses até chegar a 2,8% no mês de março. Este resultado foi maior ao se comparado com o varejo ampliado.
A variação do mês de março comparado ano anterior, no cenário brasileiro, obteve a sua melhor performance na amostra apresentada na tabela a seguir, com um incremento 3,2% quando comparado com março de 2022. Atingindo 8 períodos consecutivos de alta ao se comparar com o ano anterior. Para Minas Gerais, o cenário foi bem próximo, porém com resultados superiores ao se comparar com o brasileiro. O aumento do volume de vendas do comércio restrito para o mês de março foi de 4,1%.
Peso das atividades
Em março de 2023, a atividade que gerou maior peso, no Brasil, foi a de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,8%), assim como, em Minas Gerais o setor este mesmo setor apresentou maior destaque (13,5%). Em contrapartida, a atividade com menor peso, em nível estadual foi a de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,2%) e, nacional, a de Tecidos, vestuário e calçados (7,2%).
Resultados regionais: setor cresce em 23 das 27 unidades da Federação ao se comparado com fevereiro
Minas Gerais registra crescimento em todas as possibilidade de variação, que são: i) referente ao mês anterior (2,9%); ii) com respeito ao mesmo mês do ano passado (10,6); e iii) nos últimos 12 meses (2,2%).
Olhar Econômico,
por Stefan D’Amato, economista-chefe da Fecomércio MG
A análise do desempenho do comércio varejista em Minas Gerais em fevereiro de 2023 revelou resultados positivos tanto para o varejo restrito quanto para o ampliado. Minas Gerais teve um crescimento de 1,0%, enquanto o Brasil teve um aumento de 0,8%. Esses resultados indicam uma recuperação consistente do comércio varejista em Minas Gerais, impulsionada principalmente pelo Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, que apresentou um crescimento de 47,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O atacarejo em Minas Gerais é uma opção popular de compra para consumidores e comerciantes que buscam economia e variedade de produtos em grandes quantidades. A presença desses estabelecimentos tem se fortalecido no estado, oferecendo uma alternativa ao tradicional modelo de supermercado.
Outros setores de destaque foram: Combustíveis e lubrificantes (20,8%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,8%). O fortalecimento do setor de combustíveis e lubrificantes é um reflexo positivo da recuperação econômica, gerando empregos e impulsionando a cadeia produtiva relacionada a esses produtos.
Por outro lado, O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos está crescendo em Minas Gerais devido ao aumento da renda e do poder de compra da população, ao envelhecimento da população e à preocupação crescente com a saúde e o autocuidado. Além disso, a expansão do mercado de beleza e estética e a facilidade de acesso aos produtos por meio do varejo e comércio eletrônico também impulsionam esse crescimento.
Os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico e tecidos, vestuário e calçados enfrentam dificuldades significativas na retomada de suas atividades, com uma redução em todos os indicadores de variação em relação ao mês anterior, ao ano e aos últimos 12 meses. Essas complicações têm se agravado à medida que esses setores lidam com concorrência desleal proveniente de marketplaces e comércio eletrônico, dificultando ainda mais a recuperação dessas áreas.
No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, além de materiais de construção, Minas Gerais registrou um crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior, porém não foi o suficiente para superar o crescimento do Brasil, que foi de 3,6%. Mesmo que a taxa não superou a observado pelo Brasil, Minas Gerais ocupa a 11ª posição entre os 27 estados no ranking nacional quando analisada a variação ao mês imediatamente anterior.
O segmento de Veículos, motocicletas, partes e peças está enfrentando desafios para se recuperar e retornar aos níveis anteriores, registrando uma tendência de queda nos últimos 12 meses. Por sua vez, o segmento de Material de construção tem sofrido ainda mais, com uma queda expressiva de mais de 8,2% nos últimos 12 meses. Ambos os setores enfrentam dificuldades significativas em meio a um cenário desafiador.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Juntos com Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a entidade integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atuando junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
Vídeos
Workshop sobre a Reforma Traba ...
Lei Complementar 160/2017, Con ...
Obrigações acessórias da co ...
Tributação de startups ...
...
Podcasts
Kalil anuncia fechamento de BH ...
Fechamento de comércio preocu ...
Número de endividados cai em ...
Coordenador jurídico sindical ...
Salário mínimo tem o menor p ...
Rádio CBN | Jornal da CBN 1ª edição - ...
Rádio Super Notícia | Super N - Primeiras Notícias - ...
Rádio Itatiaia | Jornal da Itatiaia 2ª edição - Fonte: Guilherme Almeida ...
Rádio América | Tribuna Livre - Fonte: Thiago Magalhães ...
Rádio Difusora (Pouso Alegre/MG) - Fonte: Guilherme Almeida ...
E-books
Como preparar as empresas para ...
Recuperação judicial, extraj ...
Parcelamento do ICMS no Plano ...
Auxílio Emergencial 2021 ...
Empresários esperam vender mais no Dia dos Namorados em comparação ao ano passado, passando de 47,1% para 70,9% neste ano O Dia dos Namorados está se aproximando e a expectativa é de movimentação intensa no comércio. Os empresários estão ot […]
Encontro organizado pela Fecomércio MG buscou ampliar debate no setor A Fecomércio MG realizou na manhã desta segunda, 29/05, a Jornada Tributária – Debate sobre os principais prontos da Reforma Tributária e quais os impactos para o setor. O e […]
A Fecomércio MG informa que o comércio em Minas Gerais, no âmbito da área inorganizada para o segmento atacadista e varejista de gêneros alimentícios, está autorizado a convocar o empregado para trabalhar no feriado de Corpus Christi (08/06/23 […]
Ação, que tem parceria com empresas, promove coleta de roupas de frio, mantas e cobertores até o dia 19 de junho Você tem calças, casacos, blusas, luvas, gorros, meias, mantas, cobertores e outros artigos de frio que já não usa há muito tem […]
Rodada de conversas amplia diálogo do setor do comércio de bens serviços e turismo com parlamentares iniciado há dois meses em seminário na ALMG Na quinta-feira, 29 de maio, a Fecomércio MG promove a Jornada Tributária do Comércio quando rece […]
Maioria já busca fornecedores com práticas sustentáveis Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG revelou que os empresários do varejo se preocupam muito com os problemas ambientais, sendo que 62,7% classif […]
Vestuário e artigos para almoços como carne e bebida tiveram maior saída O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG apurou que a maior parte dos comerciantes do estado, 51,1%, conseguiram resultados iguais ou melhores nas vendas […]
Volume de vendas em 12 meses supera o desempenho nacional O Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG analisou os dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. A partir dos números, foram avaliados os últimos 11 percentuais para o volu […]
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza o Dia S, com atos públicos simultâneos em todo o Brasil Hoje, 16/5, às 16h, serão realizados atos públicos simultâneos em defesa do Serviço Social do Comércio (Se […]