Jéssica Andrade – Analista de comunicação da Fecomércio MG
As empresas investem cada vez mais no relacionamento com o seu público externo por meio de assessorias de imprensa, propagandas ou no desenvolvimento de ações sociais. Entretanto, a utilização de ferramentas voltadas para o público interno também deve ser incrementada e considerada estratégica para o fortalecimento da marca. Trata-se da comunicação interna e o do endomarketing, segmentos que abrangem a gestão, o planejamento e a administração de ações de comunicação voltadas para os colaboradores. Articuladas, elas resultam em uma série de benefícios para a corporação, como aumento da credibilidade, transparência, engajamento, produtividade e disseminação de conhecimentos.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com as classificadas 500 Maiores Empresas do Brasil pelo ranking da revista Exame, aponta que a comunicação interna é avaliada como a estratégia mais relevante para os negócios. Esse segmento recebe a maior parte do investimento para o setor, seguido pela presença digital, pela comunicação institucional e pela Branding. Identificar a importância do papel das ações internas é o primeiro passo; em seguida, é necessário iniciar uma análise do ambiente empresarial, apontando a percepção que o colaborador tem em relação à empresa, assim como um estudo da visão e missão institucional. Esses diagnósticos permitem conhecer a cultura da companhia e o seu posicionamento no mercado. Tais informações precisam ser reforçadas com o seu público interno e, a partir disso, será possível elaborar um planejamento mais assertivo, que indicará quais ferramentas serão utilizadas e linguagens adotadas.
A comunicação interna, como o próprio nome sugere, traz estratégias para a empresa se comunicar com os colaboradores. Para isso, é possível utilizar diferentes tipos de mídias. Entre os mais empregados estão o e-mail marketing, o jornal mural, a intranet, as revistas e as redes sociais corporativas. Já o endomarketing trata-se de um marketing voltado para dentro, caracterizado por uma ação que visa manter os funcionários bem informados e integrados, como as campanhas internas. Elaborar um calendário anual, com as datas e conceitos que devem ser trabalhados, resulta no aumento de conhecimento sobre a instituição e a sensação de prazer em contribuir com o seu crescimento. Quando as ferramentas de comunicação interna e de endomarketing estão associadas, os resultados são ainda mais abrangentes, pois permitem comunicar e fortalecer relacionamentos.
Todos esses recursos são aplicados para informar e integrar o público interno. Entre os principais resultados estão o alinhamento do discurso e os posicionamentos oficiais da empresa. Os colaboradores que conhecem os valores pelos quais a corporação preza e estão cientes de todas as ações desenvolvidas passam a ser mais confiantes e atuam diretamente no desenvolvimento da corporação. Nesse processo é criado uma interação afetiva, o reforço da imagem positiva da empresa, a boa comunicação e, consequentemente, o sentimento de pertencer e “vestir a camisa” do negócio.
Criar esse elo com o público interno é sempre um desafio, mas gera muitos benefícios. Por isso, é necessário levar em consideração a cultura atual e definir métodos eficazes de comunicação para auxiliar efetivamente nos resultados da organização. É importante ainda ter a visão de que existem novos meios de comunicação e de que é preciso apostar em inovação, praticidade e autonomia.
*Artigo publicado no jornal Estado de Minas
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
Vídeos
Workshop sobre a Reforma Traba ...
Lei Complementar 160/2017, Con ...
Obrigações acessórias da co ...
Tributação de startups ...
...
Podcasts
Kalil anuncia fechamento de BH ...
Fechamento de comércio preocu ...
Número de endividados cai em ...
Coordenador jurídico sindical ...
Salário mínimo tem o menor p ...
Rádio CBN | Jornal da CBN 1ª edição - ...
Rádio Super Notícia | Super N - Primeiras Notícias - ...
Rádio Itatiaia | Jornal da Itatiaia 2ª edição - Fonte: Guilherme Almeida ...
Rádio América | Tribuna Livre - Fonte: Thiago Magalhães ...
Rádio Difusora (Pouso Alegre/MG) - Fonte: Guilherme Almeida ...
E-books
Como preparar as empresas para ...
Recuperação judicial, extraj ...
Parcelamento do ICMS no Plano ...
Auxílio Emergencial 2021 ...
A cidade de Pitangui, na região Central de Minas Gerais, receberá a palestra gratuita “Emissão, Uso e Obrigatoriedade da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e”. O evento, realizado pela Fecomércio MG e a Associação Comercial de Pita […]
Jéssica Andrade, supervisora de Comunicação da Fecomércio MG As notícias falsas, conhecidas como fake news, se alastram cada vez mais rápido pela internet. O crescimento do compartilhamento de informações fantasiosas tornou-se uma preocupaç […]
[…]
Conselho Nacional do Ministério Público aceitou nova reclamação disciplinar contra o promotor; crimes teriam sido praticados em inquérito movido contra membros da Fecomércio MG, Sesc e do Senac. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM […]
Jéssica Andrade – Analista de comunicação da Fecomércio MG As empresas investem cada vez mais no relacionamento com o seu público externo por meio de assessorias de imprensa, propagandas ou no desenvolvimento de ações sociais. Entretanto, a […]
O Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac participa da 8ª edição do evento Conexão Empresarial, que acontece neste ano em Tiradentes. De 8 a 11 de junho, cerca de 500 líderes empresariais e políticos estarão reunidos em torno de palestras, debate […]
As entidades que formam o Conselho Estratégico de Defesa do Empresário (Cede) – Associação Mineira de Supermercados (Amis), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Minas Gerais (Abrasel-MG), Associação e Sindicato da Indústria da Pan […]
[mk_page_section attachment="scroll" bg_position="left top" bg_repeat="repeat" bg_stretch="false" enable_3d="false" speed_factor="4" bg_video="no" video_mask="false" video_opacity="0.6" top_shadow="false" section_layout="full" sidebar="Sidebar Instit […]
Estão abertas desde o último 22 de abril – data em que se comemorou o “Dia do Planeta Terra” -, as inscrições e indicações para o “8º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”. Sob o tema, este ano, “A Terr […]