Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter)

7 de jul de 2017

Com o objetivo de promover políticas públicas de geração de emprego e renda para o Estado de Minas Gerais, o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter) foi criado pela Lei nº 13.687, de 27 de julho de 2000. O Ceter é um conselho tripartite, formado por membros das entidades patronais, trabalhadoras e de órgãos do poder público. A Fecomércio MG integra o grupo, formado por mais de duas dezenas de representados, desde a sua fundação.

A Federação é representada por um de seus diretores, Gleen Andrade. Os membros participam das reuniões mensais do conselho na Casa dos Direitos Humanos, na capital mineira. Nesses encontros são debatidos temas relacionados à busca pela melhoria da qualidade de vida e pela capacitação dos trabalhadores, além de ações para a integração entre empregadores e empregados. Segundo Andrade, o Ceter, entre suas atribuições, promove o acesso às informações sobre vagas de emprego ou demandas das unidades do Sine e do UAI.

A Fecomércio MG participa do conselho fomentando ações de capacitação e de incentivo à qualificação da mão de obra, bem como ratificando direitos. “A Federação atua fortemente em duas frentes: promovendo pesquisas sobre o mercado de trabalho e os índices de emprego e desemprego e auxiliando na preservação dos direitos adquiridos pelos empregados”, esclarece.

Atualmente, o Conselho vem direcionando seus esforços para promover políticas públicas estruturantes no Estado e expandir o microempreendedorismo pelo interior de Minas Gerais, sem deixar de lado a atuação frente às grandes empresas. “O Ceter busca levar a semente do empreendedorismo para as mais diversas regiões mineiras, incentivando a implementação de Conselhos Municipais de Trabalho, Emprego e Geração de Renda”, considera.