Consumidor de BH está animado com a Páscoa,  promoções e preços atraem compradores

27 de mar de 2023

Maioria também pretende comprar à vista

A maior parte dos belo-horizontinos está animada para as compras de Páscoa neste ano. A sinalização positiva para as compras foi captada em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência Fecomércio MG.

O levantamento mostra que 56,3% dos entrevistados vão presentear na data sendo que 97,6% deles apostam nos ovos e tradicionais chocolates para agradar filhos, namorados(as), esposas(os), pais e netos, nesta ordem.

Outro dado da pesquisa que mostra maior disposição do consumidor é que, entre os que vão às compras, 38,7% devem gastar o mesmo que no ano passado, enquanto 34,5% deverão investir mais nos presentes de Páscoa do que no ano anterior.

O levantamento também mostra um consumidor mais preocupado em não se endividar indicado pelo percentual de 55,5% que não pretendem comprar a prazo e que deverão fazer as compras da data pagando à vista, no dinheiro ou cartão de débito.

Nessa mesma toada, de maior atenção com o orçamento, 54,7% dos que presentearão na data admitem que as promoções podem atraí-los às compras e outros 19,3% dizem que serão estimulados pelos preços reduzidos. Já 11,3% esperam variedade de marcas e produtos. Os chocolates industrializados lideram as opções de compra.

De acordo com 83,3 dos consumidores, o gasto médio com os presentes não deverá ultrapassar o valor de R$200,00. As compras de Páscoa em Belo Horizonte serão feitas principalmente em lojas de shopping (38,2%) e em supermercados e hipermercados (30,1%).

Ainda de acordo com a pesquisa, para 35,6% dos consumidores pesquisados, não é hábito presentear na Páscoa e 21,2% dizem não ter dinheiro para adquirir os produtos.

Olhar Econômico

O consumidor está buscando variedade e preço competitivo em seus produtos de Páscoa, enquanto também está preocupado em manter-se dentro de sua restrição orçamentária, o que pode impactar as decisões de compra e a escolha de formas de pagamento. Mesmo com as instabilidades econômicas, os consumidores irão gastar no mínimo o valor empregado no ano passado, além da constatada tendência de melhora no consumo em comparação ao último estudo realizado pela Fecomércio MG em 2020.

O conhecimento do perfil do consumidor permite que o lojista ajuste sua estratégia de precificação, oferta e promoção de produtos de acordo com a realidade do mercado, tornando-se mais competitivo e atraente para seus clientes em potencial.

A preferência pelo pagamento à vista também pode ter implicações econômicas. O pagamento à vista geralmente envolve a troca imediata de dinheiro pelo produto, o que pode significar que o consumidor não deseja adquirir dívidas de longo prazo ou pagar juros em parcelamentos, o que também pode estar relacionado à restrição orçamentária.

Aproximadamente 20% dos entrevistados irão aproveitar a data para realizar viagens de Lazer e descanso. Os principais motivos sobre esta escolha de consumo podem ser devido ao feriado ser prolongado, para encontrar com parentes e familiares na data, o turismo religioso e a fuga da rotina em grandes centros urbanos.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.