Contabilidade para um negócio saudável

12 de dez de 2014

A contabilidade é um braço de importância para qualquer empresa. Ela reúne informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas, como investimentos e aplicações. Dessa forma, é preciso que o empresário fique atento a certos deslizes que podem comprometer a estabilidade do negócio.

•  Erro na agenda de pagamentos

A falta de uma organização interna nos lançamentos, na geração de guias, ou a incidência de atrasos e omissões de pagamentos importantes gera problemas facilmente evitáveis. O cuidado com os prazos são essenciais.

•  Desorganização dos arquivos contábeis

Tudo o que é declarado na contabilidade deve ser potencialmente provado. Para isso, a organização de notas e documentos fiscais é imprescindível. Ter esses documentos arquivados em versão digital evita erros, como duplicidade ou omissão de lançamentos, divergências nos valores lançados ou mesmo inversão e trocas de contas. Esses cuidados resguardam a empresa de multas de fiscalização por divergências.

•  Violação dos princípios de contabilidade

O respeito aos princípios da contabilidade é o que garante a uniformidade dos processos contábeis de todo negócio. A supervalorização de ativos é um exemplo de violação a esses princípios e pode gerar uma interpretação falsa do patrimônio da empresa, levando-a a decisões estratégicas prejudiciais.

•  Falhas na emissão de notas fiscais eletrônicas

A emissão correta de uma nota fiscal eletrônica depende do preenchimento exato de campos como PIS, ISS e CONFINS, processo sujeito a falhas comuns que também podem prejudicar uma empresa, fazendo-a pagar impostos desnecessários ou mesmo serem notificadas pelos órgãos de fiscalização.

Fonte: http://migre.me/nqnDN