Empresários de BH veem melhora no ambiente de negócios em maio

13 de jun de 2022

Segundo economista da Fecomércio MG, resultado positivo se deve à redução do desemprego no primeiro trimestre

A percepção dos empresários do comércio de Belo Horizonte em relação às condições atuais do setor melhorou no mês de maio. Segundo a edição mais recente do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e analisado pelo setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), houve um aumento de 3,8 pontos em relação ao mês anterior.

O principal indicador responsável por esse resultado positivo é o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que atingiu, em maio, o valor de 109,1 pontos, 7,5 pontos superior ao observado em abril. O Icaec mostra a percepção dos empresários do setor no presente, e são determinantes para definição de níveis de investimentos. Os principais destaques, na visão dos empresários, são as condições atuais do setor e de suas respectivas empresas, que foram consideradas melhores que o mês anterior para 65,1% e 70,5% deles, respectivamente.

“Esses dados se devem principalmente à redução da taxa de desemprego que, segundo o IBGE, atingiu o valor de 10,5% no trimestre móvel encerrado em abril. Trata-se do patamar mais baixo desde 2016. O resultado faz com que as expectativas do setor melhorem de forma geral, uma vez que o emprego reflete diretamente na intenção de consumo da população. Além disso, dados da Pesquisa Mensal do Comércio revelam que o varejo, apesar do cenário desafiador dos dois primeiros meses do ano, encerrou o primeiro trimestre com evolução positiva nas vendas”, analisa o Economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Segundo a pesquisa, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (liec) também registrou aumento em maio. 62,7% dos empresários consultados afirmam estarem mais dispostos a investir seus recursos. Um crescimento de 4,8 pontos em relação ao mês anterior. O destaque fica por conta das empresas de maior porte, para as quais o nível de investimento subiu 5,3 pontos no período analisado.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), por sua vez, se manteve estável no período. 74,3% dos empresários se dizem mais otimistas em relação ao cenário econômico, enquanto 90,1% acreditam que as vendas irão melhorar. Esse índice delimita as impressões em relação ao futuro. Dessa forma, indica a tendência dos empresários em realizar movimentos como contratações e expansões em curto prazo.

Confira, na íntegra, a pesquisa “Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) – maio de 2022