Embora o cenário econômico ainda não esteja favorável, empresários acreditam que primeiro semestre de 2023 será melhor que segundo semestre de 2022
O comércio varejista mineiro está mais esperançoso neste primeiro semestre de 2023, conforme aponta a pesquisa de Expectativa de Vendas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Segundo o estudo, 41,6% das empresas entrevistadas viram seu volume de vendas melhorar no segundo semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano de 2021. Se comparado ao primeiro semestre do ano, 33% registraram aumento nas vendas.
Nesse início de ano, o arrefecimento da pandemia e a normalização da atividade econômica e do fluxo de pessoas nos centros urbanos, são fatores que podem impulsionar as vendas nos estabelecimentos varejistas que contam, ainda, com um cenário conjuntural mais positivo, frente ao mesmo período do ano passado.
Para impulsionar as vendas, é necessário que o empresário se planeje e atraia o consumidor. Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o primeiro semestre é marcado por datas importantes para o varejo, como a Páscoa e o Dia das Mães. “Dessa forma, planejar e inovar se tornam estratégias essenciais para atrair novos consumidores e fidelizar clientes”, analisa.
A pesquisa mostra que neste primeiro semestre de 2023, 27,2% realizarão promoções, 26,0% investirão em divulgação/propaganda e 4,7% investirão no atendimento diferenciado. Ao menos, 53,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas datas comemorativas do primeiro semestre. Desses, 53,8% esperam vendas melhores que em 2022 para o período. Além disso, o Dia das Mães é a data comemorativa do primeiro semestre que impacta o maior número de estabelecimentos positivamente.
Vendas no segundo semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano de 2021
Os resultados das vendas no segundo semestre de 2022 foram melhores para 41,6% das empresas, frente ao mesmo período do ano de 2021. Para 36,7% dessas, houve melhora de até 20% nas vendas. A piora nos resultados foi notada por 24,9% dos estabelecimentos. O percentual para a piora foi de até 20%, em 19,3% dos casos.
Para 53,7% dos empresários, as vendas do semestre alcançaram as expectativas
Para 33% das empresas, o segundo semestre de 2022 apresentou resultados melhores, frente ao primeiro semestre do ano. Em 37,8% dos estabelecimentos que apresentaram tal resultado, a melhora foi de até 20%. A piora nos resultados foi notada por 20,4% dos estabelecimentos. Para 21,7% desses, houve uma variação percentual de até 20%.
Expectativas para o volume de vendas
Acredita que as vendas neste semestre serão melhores que no segundo de 2022?
Movidos, principalmente, pelo otimismo e esperança e pela percepção de aquecimento do comércio, 42,1% do comércio varejista de Minas Gerais acredita que o primeiro semestre de 2023 será melhor se comparado ao segundo semestre de 2022.
Os segmentos com melhores expectativas são: Livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%); e joias, óticas e artigos recreativos (62,5%).
Ações para o período
Para melhorar as vendas no período, 27,2% dos empresários prometem realizar promoções, 26,0% divulgações/propaganda e 4,7% irão investir no atendimento diferenciado. Os fatores que podem dificultar as vendas nos primeiros seis meses do ano mais comentados pelos empresários, foram: momento político (45,3%), preço alto dos produtos (18,4%), endividamento do consumidor (13,1%) e momento econômico do país (10,8%). (1)Questão de múltiplas respostas, exceto para quem não soube ou não quis avaliar ou respondeu “Nenhum motivo”. Percentual de entrevistados do grupo que citou cada item.
Rotinas empresariais que todo MEI iniciante deve saber.
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