Conforme a pesquisa, o faturamento de julho foi pior para 49,7% dos empresários, com uma redução média de 22,1%. Mas o dado foi melhor para 31,8%, um crescimento de 2 p.p. em relação a junho. Mesmo com o resultado positivo, o índice está 21,5 p.p. abaixo do que se esperava faturar.
Para alavancar as vendas, os gestores têm apostado em promoções e liquidações. Em julho, 82,1% dos entrevistados investiram em ações promocionais para atrair a atenção do consumidor. Com isso, 50,2% do empresariado conseguiu aumentar ou manter o volume de vendas do mês anterior.
Segundo o levantamento da Fecomércio MG, a temporada de promoções continuará em agosto e mais de 80% dos donos de empresas pretendem praticá-la neste mês. A expectativa é de que os segmentos de vestuário, calçados e eletroeletrônicos tenham os melhores resultados. “As promoções beneficiam toda a cadeia do comércio. Os empresários têm a oportunidade de girar o estoque e fortalecer o caixa da empresa para investir em um novo mix de produtos. Já os consumidores têm a oportunidade de aliar preço e qualidade, otimizando o seu poder de compra”, afirma o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, destacando que essa estratégia contribuiu para que 60,4% do empresariado conseguisse manter o estoque no ponto ideal.Confira a Análise Mensal do Comércio Varejista de BH, na íntegra.
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