Entidades representativas do comércio e governador de Minas se reúnem com mediação do TJMG

20 de abr de 2021

O diálogo pela reabertura do comércio não-essencial em todas as regiões mineiras norteou o debate entre o governador Romeu Zema e lideranças empresariais do setor. Mediada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, a reunião desta terça-feira (20/04) discutiu os impactos financeiros da pandemia de Covid-19 para o setor terciário. O diretor Rony Rezende representou a Fecomércio MG no encontro, que também reuniu dirigentes de entidades como CDL/BH, Federaminas e FCDL/MG.

Na quinta-feira passada (15/04), as lideranças do comércio puderam demonstrar ao presidente do TJMG como a pandemia do novo coronavírus tem afetado o ambiente de negócios, sobretudo para as micros e pequenas empresas. Esses estabelecimentos, essenciais à oferta de empregos no estado, foram duramente afetados pela onda roxa. Durante mais de 50 dias em vigor, ela já causou um prejuízo estimado de R$ 8,8 bilhões, além do fechamento de 203 mil empresas.

Na reunião desta manhã, Romeu Zema manifestou compreender as dificuldades enfrentadas pelo comércio. Diante das perdas financeiras acumuladas pelo setor, o governador se comprometeu a propor uma flexibilização das normas da onda roxa, de forma a permitir a reabertura das atividades em todo o estado, com os devidos protocolos. O chefe do Poder Executivo mineiro também destacou que os indicadores mostram uma queda na procura por serviços de saúde no estado.

Ações de conscientização

Em outro momento, o governador destacou as ações de sua gestão para ampliar o percentual de vacinados em Minas e impulsionar campanhas de conscientização sobre a prevenção contra o Covid-19. Segundo Zema, nos próximos dias será realizada uma ação para despertar a importância do uso de máscara e álcool em gel, além de um pedido para se evitar aglomerações, em especial no comércio.

O diretor da Fecomércio MG, Rony Rezende, defendeu a necessidade de união para superação da pandemia e lembrou do esforço promovido pelas entidades representativas do comércio no combate ao novo coronavírus. “Nós, da Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais, temos realizado um importante trabalho de conscientização do setor. Queremos que os clientes se sintam tão ou mais seguros dentro do comércio do que na sua própria casa”, afirmou.

De acordo com Rezende, o período de vigência da onda roxa no estado ficou evidenciou que o comércio não pode ser tratado como o responsável pelo crescimento do contágio por Covid-19. Na avaliação do diretor, os Poderes Executivo e Judiciário do estado também compartilham desse entendimento. “Por isso, pedimos ao governo de Minas Gerais que estude um horário alternativo para que as empresas submetidas à onda roxa também possam reabrir”, explica.

A flexibilização proposta atenuaria os danos causados especialmente aos micros e pequenas negócios, não suportam mais o longo período de inatividade. “Esses empresários representam 90% dos negócios em todo o estado. Eles não têm apoio dos governos federal, estadual e municipal para manter sua atividade. Muitos sequer conseguiram pagar a folha do mês passado. Se não voltarem a funcionar, não conseguirão pagar a próxima folha, nem os impostos.”

Expectativa de reabertura

O presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, foi otimista com o resultado do encontro. Para o desembargador, o Judiciário cumpriu com o seu papel de mediar o diálogo entre o governo e o setor empresarial, apontando para a necessidade de revisão dos protocolos atuais. Segundo Lemes, o governador “foi sensível às reinvindicações de reabertura das atividades comerciais, seguindo protocolos de segurança, e deve propor uma flexibilização maior nesta quinta-feira (22/04).”

Participantes da reunião: o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o diretor da Fecomércio MG, Rony Rezende; o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza; o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra; e deputado estadual Bruno Engler (presencial); além do governador Romeu Zema; do secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões; e do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues (on-line).